quarta-feira, 27 de abril de 2011

Manhã de Espiritualidade


O Salão Santo Inácio estava devidamente preparado para a Manhã de Espiritualidade no dia 16 de abril, com pedras, gravetos, cinzas, a cruz, duas jarras sem água, um ambiente que retratava intensa desolação: falta água, falta verde (esperança), falta unidade, só aridez. No final desse caminho, o sinal de esperança, com a PALAVRA DE DEUS e o CÍRIO PASCAL: eis a consolação!

O canto sobre a Paixão do Senhor e o versículo do Salmo 51 “Na imensidão do Vosso Amor, purificai-me” levaram-nos a silenciar e refletir sobre a proposta de oração: O Perdão.

A Graça suplicada: "Senhor, que eu possa penetrar no mistério da Ressurreição do Teu Divino Filho, para experimentar e gozar de sua alegria" (EE 221).
Para obter esta alegria é preciso a graça do perdão e só perdoa quem se deixa perdoar. O Evangelho de Mateus (9,1-11) onde Jesus é tentado pelo Demônio, foi lido para mostrar a verdadeira comunhão com o Pai, que não o permite cair em tentação. Assim, aprendemos que devemos pedir a Deus que nos ajude a perceber por onde o mal tenta nos conduzir e como conseguiremos resistir às tentações.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Páscoa: uma alegre esperança!

Caros Amigos e Amigas que Bebem da Água do CIES,

Jesus Cristo Ressuscitou! Aleluia! Esta é a nossa esperança hoje e sempre. Somos convidados a olhar a nós mesmos com os olhos do Ressuscitado, deixando-se envolver, embalar, por este canto esta festa de aleluia. Morremos para o nosso egoísmo, nosso pecado, nosso sofrimento, para nascer com vida nova, em Cristo Jesus, só Nele nossa Esperança.

Ora, estamos saboreando precisamente a Vida que venceu a Morte definitivamente, então, tomo a liberdade para dar um toque especial neste tempo pascal ao termo ALEGRIA: vem do latim alacer (ou alacris) que quer dizer vivo, não-morto. Viver a páscoa é, antes de tudo, pedir a alegria do Ressuscitado, como nos sugere Santo Inácio [EE 221], sim, verdadeiramente a alegria interior é sinal do Cristo Ressuscitado. “Estai sempre alegres. Orai sem cessar. Em tudo dai graças..." (1Tes. 5,16). Mais:

“Vivei na alegria! Procurai a perfeição! Aconselhai-vos uns aos outros. Ponde-vos em concórdia. Vivei na paz. E o Deus do Amor e da paz estará convosco” (2Cor. 13,11-12).

Na alegria, a natureza atinge seu ponto mais alto: ela se torna divina. Quem tem ALEGRIA tem Deus. Nada existe, no universo, que seja maior que esse dom. O universo inteiro, com todas as suas galáxias: somos maiores e mais belos do que ele, porque nós podemos nos alegrar diante da beleza dele, enquanto que ele mesmo não se alegra com coisa alguma.

“Mas só quero viver enquanto estiver acesa a chama da ALEGRIA. A VIDA é uma entidade estética. Morta a possibilidade de sentir alegria diante do belo, morreu também a VIDA, tal como Deus no-la deu”. (Rubens Alves).

Foi precisamente esta a atitude das Mulheres que foram ver o sepulcro, afastando-se logo do túmulo, cheias de temor e grande alegria (Mt 28,8).


Feliz Páscoa!

Pe. James Roberto,sj

domingo, 24 de abril de 2011

Mensagem de Páscoa!

Encontrei nestes rostos indígenas felizes, apesar de tantos problemas e lutas de seu povo, a ALEGRIA, a ESPERANÇA, a FÉ, a CERTEZA de que elas e os seus, não estão sozinhos...

Encontrei na acolhida e na partilha que experimentei com estes nossos irmãos e irmãs Tsetales de Chiapas, México, a certeza de que Deus está presente com este povo, nesta cultura, nesta comunidade, na pessoa do Filho, Jesus Cristo, com seu rosto indígena...

Aprendi com estes nossos irmãos e irmãs a confiar mais na força da vida que vence todo tipo de morte, a Vida que nos dá vida para seguirmos adiante com nossas lutas e alegrias... Cristo está vivo, não estamos sós, Ele vai à nossa frente, e nos espera em Galileia (Mt 28, 10) para construirmos juntos o novo mundo, sonho de Deus para sua Criação.



Feliz Páscoa!
Pe. Sérgio José, SJ. - México, 2011

quinta-feira, 7 de abril de 2011

CURSO OFICINA INCLUSÃO SOCIAL: autenticidade da espiritualidade cristã

Conheça um pouco da trajetória do orientador deste Curso Oficina, que o CIES estará promovendo nos próximos dias 13 a 15 de maio: CARLOS RAFAEL CABARRÚS, nascido em 1946, na Guatemala, é sacerdote jesuíta, licenciado em Filosofia e Teologia, doutor em Antropologia Cultural com a tese: Génesis de una revolución: El Salvador. Recebeu sólida formação tanto no campo da Espiritualidade como na orientação psicoterapêutica. Foi mestre dos noviços jesuítas centro-americanos durante dez anos.
É o fundador do Instituto Centro-americano de Espiritualidade (ICE) na Guatemala, no qual trabalhou por longos anos como diretor. Atualmente, além de colaborador do ICE, atua na Universidade Rafael Landivar, da Guatemala, como diretor do Centro Integração Universitária. Publicou várias obras na área da Antropologia Cultural e, principalmente, na da Espiritualidade. Entre elas, podemos destacar: Ser Pessoa em Plenitude: A Formação Humana na Perspectiva Inaciana; Rezar o Próprio Sonho; Sob a Bandeira do Filho; Crescer Bebendo do Próprio Poço; Pedagogia do Discernimento: a “ousadia” de deixar-se levar; Discernir na Igreja Hoje: obras traduzidas e publicadas pelas Edições Loyola de São Paulo. Cuadernos de Bitácora, para acompañar caminantes. Guía psico-histórico-espiritual; La mesa del banquete del Reino: criterio fundamental del discernimento: publicados pela editora Desclée de Brouwer. Lo Maya: ¿una identidad con futuro? En la conquista del ser: Guatemala: Cedim; La cosmovisión k'ekchí en proceso de cambio: San Salvador: UCA; Seducidos por El Dios de los Pobres: los Votos Religiosos desde la Justicia que Brota de la Fe: Espanha: Narcea.