O Curso de Pe. Adriano Pighetti, em maio de 2011, foi uma oportunidade para a reflexão e a oração sobre o Discernimento na História da Salvação, a Liberdade Interior, as Duas Atitudes Diante do Reino, as Regras Inacianas para o Discernimento. O conteúdo possibilitou-nos elaborar o seguinte roteiro:
1. Dia: Fl 1, 9-10. O discernimento é Dom do Espírito Santo que nos leva a “desenvolver a dinâmica de uma nova inteligência espiritual” e “agir de maneira digna do Senhor”.
2. Dia: Ef 1, 4-14. Deus Pai nos concede aquilo que mais nos convém a cada momento e conduz a sua Igreja. Deus conta conosco.
3. Dia: Ef 2, 4-22. Pela luz do Espírito Santo, a pessoa que tem fé está habilitada (não capacitada) a conhecer a vontade de Deus para si e para os outros. Podemos não ser capazes, mas a semente existe.
4. Dia: Mt25, 34-40. Colocar-se a serviço do Reino é buscar o desapego de si, das coisas e das pessoas com generosidade, visando, sobretudo, os pequenos, os frágeis e necessitados.
5. Dia: Mc 10, 17-22. Até que ponto somos pessoas abertas a Deus e ao Reino? Somos capazes de arriscar?
6. Dia: Lc 14, 15-24. É preciso reconhecer e aceitar a nossa fragilidade, mas caminhar sempre na luz, que nos leva a ser mais humildes, mais confiantes, mais disponíveis.
7. Dia: Lc 9, 57-62. O “seguimento e a fidelidade a Jesus procedem do ‘amor’ que Ele nos tem e que nós temos por Ele e pelo Reino”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário