segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Fazer a Vontade de Deus

Aos 87 anos de idade, muita alegria e Amor a Deus, Padre Pedro Maione, sj falou sobre “A Vontade de Deus” na manhã de Oração e Espiritualidade em Salvador. Suas palavras sobre o Amor saem pausadamente, no desejo de que sejam “ruminadas” por cada pessoa ali presente: “Quem ama faz, Quem ama não fere, Quem ama não ofende!”
Durante toda a manhã e na homília, padre Pedro fez questão de afirmar: “Se nos enamorarmos, apaixonadamente, pelo Senhor, colocaremos Cristo no centro de nossas vidas”. E deixou alguns questionamentos para serem refletidos nos momentos de oração pessoal e no exame de consciência:
·         Estou procurando fazer a Vontade de Deus?
·         Cristo é o Centro da minha vida?
·         Abandono-me à Vontade de Deus e digo: “O que Ele quer eu quero”?
            Fazer a Vontade de Deus, não pedir que Ele aprove o que nós aprovamos, mas é preciso entrar em oração e pedir liberdade interior antes de fazer discernimento, assim, a conclusão do discernimento será sempre fazer a Vontade de Deus. A dificuldade não é ver os problemas, mas ver os problemas com liberdade interior.

            Padre Pedro ainda fala sobre a diferença entre REZAR e ORAR. Rezar é repetir, é usar a boca sem sintonia com o coração. Precisamos ser orantes, orar centrados no Senhor, com amor imenso, com fascinação. Para que possamos ser profundamente orantes, eucarísticos, precisamos de uma intercessora: Maria. Ela é que nos ajuda nesta caminhada. E insistiu para que sejamos Eucarísticos-Marianos-Orantes até que possamos dizer como São Paulo aos Gálatas: não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim (Gl 2,20). Carinhosamente, nos pediu para fazer o que nos pede a Oração “Alma de Cristo”: perder o sentido, embriagar-se de Amor para fazer sempre a Vontade de Deus.  Para concluir a sua reflexão, entregou-se à Vontade de Deus, usando a expressão “Se Deus quiser”, no próximo ano, ao nos encontrarmos, irei lhes perguntar se estão sendo “Eucarísticos-Orantes-Marianos”. (Cesarina Marques)

Um comentário:

  1. Olá,
    Deus o abençoe e fico feliz de que esteja tão lúcido depois de 13 anos que me orientou os EE...
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir