quinta-feira, 24 de maio de 2012

Festa N. S. da Estrada

Reunimo-nos hoje, às 08 horas, para celebrar, juntamente com Pe. Eliomar Ribeiro e Pe. James Roberto- jesuítas ligados ao CIES por missão e afeto - a festa de N. S. da Estrada. No início da Celebração, Pe. Eliomar, atual Diretor do CIES, recordou-nos que a devoção dos inacianos a N.S. da Estrada vem desde Santo Inácio de Loyola, porque foi a imagem de Nossa Senhora que ele encontrou quando estava em peregrinação, e este ícone se encontra na Capela “del Gesú”, Igreja titular da Companhia de Jesus em Roma.

Lembrou, também, que Nossa Senhora é chamada Mãe da Sabedoria e alertou-nos para o perigo de distorcer a devoção e dar a Maria o lugar de destaque, que é do seu Filho, Jesus, até porque a própria Maria nos diz: “Façam tudo o que eles vos disser”. Então, a devoção a Maria tem seu lugar  partir do Filho. Maria não é uma deusa. Vemos, muitas vezes, que, por falta da sabedoria que vem do Evangelho e do conhecimento do mito da deusa mãe, chega-se a uma mariolatria e não mariologia.


Prosseguiu, reiterando que Santo Inácio, nos Exercícios Espirituais, orienta-nos a pedir à Mãe que nos ponha ao lado do Filho, para mais amá-Lo e servi-Lo, colaborando na sua missão. E afirmou: no Evangelho de João, o discípulo amado é a Igreja e, aos pés da cruz, está a Igreja. Maria é a imagem da Igreja que gera o filho e o filho deve cuidar da mãe; por isso, lembrando N. S. da Estrada, podemos perguntar: quais as estradas da vida que hoje precisam da presença do Filho?

Retomou Santo Inácio, que, na Capelinha de La Storta, não teve uma visão, ele sentiu, intuiu que aquele era um sinal de Deus para ele fazer a vontade do Pai, e isto vai se confirmando ao longo da sua vida e da vida da Companhia. Concluiu com uma petição a Santo Inácio, para que nos ajude a dedicarmo-nos ao serviço do Reino, acolhendo as dicas de Nossa Senhora, com as bênçãos e graças do seu Filho, Jesus. Amém! (Marize Pitta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário