Celebrando Santo Inácio de Loyola
Nesta terça-feira, depois de três dias de Tríduo, o Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira) recebeu os jesuítas Padre Miguel Martins (Provincial dos jesuítas Brasil Nordeste), Padre Eliomar Ribeiro (sócio-provincial), Padre Leonel Gomes (presidiu a Celebração), Padre Geraldo Coelho Almeida (Reitor do Santuário), Padre Jair Barbosa (Feira de Santana) e o Padre diocesano Maurício Ferreira e o Grupo Oração Pela Arte (OPA) para Celebrar com a Comunidade a festa de Santo Inácio de Loyola , fundador da Companhia de Jesus.
Padre Miguel, em sua homília, lembra que nós sabemos da história da bala de canhão, que atingiu a perna de Inácio e, o levou à fazer uma experiência profunda de Discernimento. Numa época em que Inácio era movido pelo desejo de grandeza e glórias terrenas, descobre que Deus é o Senhor que deseja SERVIR, e acrescenta, Inácio, levou um tempo para responder à pergunta do Evangelho: “E vós quem dizeis que EU SOU? (Mc 8, 27-29), mas ao dizer SIM, deixou tudo para servir o Rei ETERNO de forma livre, consciente e com alegria porque soube diferenciar a Voz de Deus das outras “vozes”. Inácio, através dos Exercícios Espirituais procura nos mostrar que, é o Encontro com o Cristo, o único Caminho que nos leva ao Reino de Deus.
Para concluir, padre Miguel fez uma oração pedindo a DEUS que fale não só cada jesuíta, mas todas as pessoas que “se alimentam” da Espiritualidade Inaciana, que preencha e I N F L A M E os corações e nessa dinâmica de repensar a Missão, diante de tantos desafios, todos se deixem levar pela ação do Espírito Santo para que a ESCOLHA seja UMA SÓ: JESUS CRISTO, CAMINHO, que nos leva a Deus.
Após a Celebração Eucarística, houve o lançamento da logomarca oficial e do portal na internet da Companhia de Jesus do Brasil, fruto de um processo de estudo, de pesquisa e de consultas a jesuítas, colaboradores, comunidades e obras apostólicas, desenvolvidos pelo Núcleo de Comunicação Integrada, redefinindo a linguagem visual com o objetivo é expressar a Unidade da Missão Apostólica a serviço do Reino, em profunda sintonia com a Igreja no Brasil, certos de que tudo converge para “a Maior Honra e Glória de Deus".
O sol mostra a propagação de Cristo em todos os continentes, recordando a dimensão missionária que desconhece fronteiras.
Os cravos e a cruz fazem alusão à terceira semana dos Exercícios Espirituais, à Paixão do Senhor que fortalece a adesão ao chamado à Bandeira de Cristo, símbolos máximos do Cristianismo.
As iniciais IHS representam o nome de Jesus, pois a ele a Companhia deve sua origem, seu espírito e sua vida, como afirmou Santo Inácio de Loyola. E, como novidade, a trama, que vincula todos os demais elementos, significa o corpo apostólico universal, interligado pela união de corações.
Através do Portal da Companhia de Jesus: jesuitasbrasil.com , a interatividade fica a cargo de três seções principais:
1. Jesuítas no Brasil e no Mundo, onde é possível localizar e conhecer mais sobre as obras da Companhia;
2. Linha do Tempo, que apresenta fatos históricos da trajetória da ordem;
3. Exercícios Espirituais, com uma proposta de explicação interativa.
CesarinaMarques
Nenhum comentário:
Postar um comentário