quinta-feira, 31 de março de 2011

CIES recebe o Provincial em Visita Canônica










Impossibilitada de participar desta visita, fui a campo escutar as companheiras de caminhada para registrar as ressonâncias que aqui apresento:

Iniciando com a celebração eucarística, a sua primeira visita canônica ao Centro Inaciano de Espiritualidade N. S. da Estrada, no dia 24 de março de 2011, Pe. Miguel Martins contagiou a todos com o entusiasmo e a nítida clareza em relação à missão assumida, externando, com simpatia, a abertura e o comprometimento com a escuta, num gesto muito claro de que estava ali, naquele lugar e naquela função, disponível para mais um serviço aos companheiros jesuítas e aos colaboradores, leigos e leigas que assumem viver e difundir a espiritualidade inaciana. Uma postura firme, ereta, com a alegria expressa no olhar que se volta para Aquele que está no alto, confirmada quando ele mesmo diz pautar o seu agir nas palavras do salmista É feliz quem a Deus se confia!

O CIES estava em festa. O clima era de ALEGRIA, de reencontro. Percebia-se que todos transpiravam felicidade. A Missa, presidida pelo novo Provincial, foi belíssima, orante. A homilia simples, profunda e poética. Padre Miguel fez uma reflexão a partir dos textos da liturgia deste dia (Salmo 1, Jr 17,5-10 e Lc 16,19-31), destacando o ponto em comum: É feliz quem a Deus se confia. Iniciou referindo-se ao quase ato falho da leitora que quase disse do poeta Jeremias.
O Pe. Miguel, então, afirmou que, realmente, é um poema, e a metáfora da árvore pode ser aplicada ao CIES, bem perto do mar, onde criamos nossas raízes profundas. Lembrou que Jesus dá nome ao pobre e não ao rico, diferentemente do que acontece no mundo de hoje, quando não sabemos quem é o pobre, muito menos seu nome. Referindo-se ao apelo do rico, ele fez uma alusão à RESSUREIÇÃO DE CRISTO. No final, um momento de muita emoção quando, lembrando o discurso de posse do provincial, no domingo dia 13, a assembleia cantou a música do Pe. Irala e Pe. Roberto Mesquita, baseada no texto bíblico de Salomão: Deus me dê sabedoria.

Após a Celebração Eucarística, Padre Miguel foi convidado a participar do cafezinho e, em seguida, reuniu-se com o grupo Santo Inácio. Esta é uma das suas primeiras visitas como provincial e, logo no início da reunião, afirmou que esses dias estão sendo de muita graça e consolação, devido à acolhida das pessoas. E acrescentou que, após receber a notícia de que fora escolhido como Provincial para os próximos seis anos, ele resolveu fazer um retiro e sua principal moção foi a necessidade de OUVIR: ‘Escuta Israel...’. Não dá para governar sozinho, por isso é preciso ouvir as pessoas, porque esta é uma atitude inaciana: ver o que as pessoas estão fazendo, ouvir, sentir, tocar, conhecer, discernir, ou seja, fazer uso de todos os sentidos, e o seu principal desejo é que as pessoas participem e que as mudanças a serem feitas possam dar bons furtos. Finalizo, agradecendo a atitude colaborativa que permitiu registrar este significativo momento. (Marize Pitta)


Um comentário:

  1. Olá,
    Que Deus continue derramando bênçãos sobre essa Província!!!
    Abraços fraternais e votos de uma abençoada Quaresma...

    ResponderExcluir