terça-feira, 31 de janeiro de 2012

100 Anos do Pe. Carlo Bresciani,SJ

Alegre e emocionante foi a Celebração Eucarística que marcou as comemorações dos 100 Anos do Pe. Carlo Bresciani, SJ, no dia 29 de janeiro 2012. O Santuário N. S. de Fátima estava lotado, com leigos e leigas, religiosas e bastantes jesuítas daqui de Salvador, de Feira de Santana e aqueles que estão em missão em outros estados, a exemplo de Fortaleza, Pernambuco, Amazonas e Pará.

O Provincial, Pe. Miguel Martins, visivelmente emocionado, comoveu a todos ao citar fatos significativos da vida do aniversariante: “Nascido em 1912, na Província de Trento (Itália), Carlo Bresciani ingressou na Companhia de Jesus em 1929 e, quando se preparava para enfrentar o frio da Rússia, em 1956, foi enviado para o Brasil, onde ensinou História da Literatura Italiana na Faculdade Católica do Salvador e canto orfeônico no Colégio Antônio Vieira. Era o início de uma missão de mais de 50 anos, marcada, principalmente, pelo incentivo à evangelização e à pesquisa. O Provincial concluiu sua homilia assim: O Pe. Carlos me disse estar preparado para a festa que o Senhor vem preparando para ele, ao longo destes 100 anos. Ele não tem medo da morte. E não tem medo da morte porque não tem medo da vida!”

Um sobrinho do Pe. Carlos veio da Itália, trouxe e leu a saudação e homenagem dos familiares, do Prefeito da Cidade onde nasceu o aniversariante e do Arcebispo de Trento, e fez um agradecimento à Companhia de Jesus e aos brasileiros que acolheram e cuidam do Pe. Carlos.

Ao final da Celebração Eucarística, o aniversariante, com voz firme, cantou, junto com os demais jesuítas e a assembleia, a oração da Salve Rainha em Latim e agradeceu as homenagens, a presença e o carinho, comprometendo-se a rezar por todos. Em seguida, participamos de uma singela confraternização, durante a qual foi gratificante ouvir os comentários sobre a dedicação, o entusiasmo, o vigor e a sabedoria do Pe. Carlo Bresciani, um testemunho autêntico de que a vida é dom, para ser colocado a serviço de Deus e dos irmãos com amor e confiança n’Aquele que é o Amor Maior! (Marize Pitta)



Um comentário:

  1. Pe. Carlo,... rs rs rs ah, Pe. Carlo,... o senhor foi o meu 1º confessor... ministrou os ensinamentos durante a preparação da nossa 1ª Eucaristia no Colégio São Francisco de Sales, o Diocesano, em Teresina-PI... e há anos rezo por sua pessoa e alminha... exemplo de homem-santo é a sua pessoa, Pe. Carlo... nosso eterno Padre, Professor e Amigo... exemplo de vida cristã...

    ResponderExcluir