sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dia 14 de junho...


O CIES acolheu, com muita alegria, o recém ordenado Pe. Franklin Alves Pereira, SJ, que presidiu a Celebração Eucarística desta quinta-feira, lembrando-nos, na sua homilia, que o Evangelho de Mateus foi construído com cinco discursos, intercalados com narrativas, isto é, Jesus fala e narra. Os cinco discursos estão relacionados com a Torá e, em Mateus, Jesus é o Mestre, Aquele que traz a Nova Lei, porque os cristãos estavam se organizando e era necessário decidir se, realmente, queriam seguir Jesus. Por isso, neste contexto cabe perguntar se “vale a pena jogar fora tudo o que recebemos de nossos pais”? O que é o novo que Jesus traz?


Lembrou que podemos relacionar isso com Santo Inácio, na Contemplação para Alcançar Amor, porque o amor se expressa em obras. E ressaltou, também, a busca por justiça que, em Mateus, significa dar ao outro aquilo de que ele precisa, destacando: “o CIES contribui para realizar esta justiça de Deus através do trabalho com os Exercícios Espirituais. Pe. Franklin alertou-nos para a radicalidade do Evangelho, expressa nesta passagem (Mt 5,20-26), pois a proposta cristã é uma proposta radical e todo aquele que adere a Jesus Cristo opta por esta radicalidade.

Ao recordar a cerimônia da sua ordenação presbiteral, partilhou um trecho da sua homilia, onde recorre a Santo Agostinho e afirma: “Com vocês, eu sou cristão, eis a minha dignidade. Para vocês, eu sou presbítero, eis a minha responsabilidade”. Em seguida, convocou-nos a colocar sobre o altar a nossa vida e oferecê-la junto com o pão e o vinho. Encerrou a celebração cantando: Quem se volta pra Deus, resplenderá; toda amragura deixa seu rosto, toda amargura deixa seu rosto. (Marize Pitta)

Um comentário:

  1. Parabéns, a Congregação, por mais um Sacerdote a serviço do povo de Deus!

    ResponderExcluir