segunda-feira, 17 de março de 2014

É para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1)


Focalizando o tema da Campanha da Fraternidade 2014, sob a orientação de Padre Jonas Caprini, SJ e Marcos Vinícius, também jesuíta, a manhã de oração e espiritualidade oferecida pelo CIES, neste segundo domingo de março, recebeu entre seus participantes, o grupo da CVX-Salvador e os jovens que integram o Propedêutico da Arquidiocese de Salvador.
Após cantos, orações e a apresentação de um vídeo, Marcos Vinícius deu as seguintes orientações:


 1. Com base no texto bíblico do livro de Ezequiel (16,4-14), que é uma história de Amor, uma experiência com a LIBERDADE que CRIA, SALVA E SANTIFICA, contemplar a própria vida, perceber quais as escravidões, os afetos desordenados, as feridas que predominam, e, ao mesmo tempo, reconhecer que a Salvação e a libertação não estão em nós mesmos, mas em Deus e no outro.

2. Através de um exame de consciência, vamos agradecer a Deus, reconhecendo os sinais de libertação presentes no mundo, na sociedade, principalmente, aqueles que, muitas vezes se encontram escondidos. E, através de uma Oração de atenção Amorosa, pedir ao SENHOR que faça de mim “UM INSTRUMENTO DE SUA LIBERDADE”.

3. Diante do Crucificado, olhar os crucificados deste mundo vítimas do tráfico humano, da prostituição infantil, do trabalho escravo, da exploração sexual, do racismo, da falta de moradia, do tráfico de drogas, tráfico humano, enfim de todos os tipos de violência que ferem a dignidade humana.

4. Pedir perdão a Deus pelas vezes que não escuto os apelos que vêm da Cruz, por fechar as mãos, o coração, a vida, e não querer fazer a experiência de libertar.
5. COMPROMETER-SE: diante de Jesus Crucificado, reconhecer a missão de batizado e renovar o compromisso com o Reino de Deus.
E, ao fazer o SINAL DA CRUZ, tomar consciência da presença de Deus, orar com os sentimentos, as preocupações e tudo o que tiver, oferecendo ao Senhor: Tomai Senhor e recebei, quem eu sou e como estou.

Por fim, REVISAR A ORAÇÃO, buscando a palavra, frase, imagem, o sentimento predominante na oração e como eu me senti diante deles.
 
Esta manhã de oração foi concluída com uma Celebração Eucarística, presidida por padre Jonas Caprini, que, em sua homília, destacou que devemos refletir sobre nossa vocação de ser humano, porque Deus chama a cada um para recuperar seu Projeto. Deus nos convida a nos TRANSFIGURARMOS, a dar luz, amor, respeito, dignidade e não ser instrumentos de “desfiguração” do outro. Devemos dar esperança e alegria, isto é, ser transfigurados com a transfiguração do outro, onde nos estivermos, com amor e por amor a Jesus Cristo que nos libertou dando sua vida.  (Cesarina Marques)

           

Um comentário:

  1. Foi esperançoso ver a presença de muitos seminaristas, continuemos rezando por eles e pelas vocações.
    Conceição Rocha.

    ResponderExcluir