quarta-feira, 11 de junho de 2014

Tomai, Senhor, e Recebei!

Neste domingo, em que celebramos a Festa de Pentecostes, sob a ação do Espírito Santo e as bênçãos dos santos juninos e de São José de Anchieta, a Manhã de Oração e Espiritualidade, orientada por Maria Mercedes Pereira, teve como tema a oração de Santo Inácio de Loyola: “Tomai Senhor e Recebei”.
Após a Celebração Eucarística presidida por Padre Andrade sj, Mercedes convidou Conceição Rocha para falar sobre a festa de Pentecostes. Em seguida, Mercedes lembrou às pessoas ali presentes, o quanto é importante silenciar, educar o ouvido e o coração para entrar em comunhão com Deus. Seguindo os passos de Santo Inácio de Loyola, o grupo foi preparado, com muita leveza, a entregar-se à oração e cantar:
Tomai Senhor e Recebei
Toda a minha liberdade e a minha memória, também.
O meu entendimento e toda a minha vontade.
Tudo o que tenho e possuo, Vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo.
Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.
Dai-me somente, o Vosso amor, Vossa graça,
Isso me basta, nada mais quero pedir.


Como oração pessoal, as pessoas foram convidadas a escrever sua própria Oração de entrega. Depois, o momento de partilha foi enriquecedor e repleto de alegria, emoção e agradecimentos que brotaram da oração.  Dentre as muitas orações partilhadas, merece destaque a oração de Sandra:

“Nada vos peço Senhor
E preciso tanto de vós
A mim basta Vosso amor
Que se derrama sobre nós

Minha família, Senhor,
É por vós abençoada.
Vosso amor é derramado
E a vós ela é consagrada.

Os netos e filhos
de Vossas mãos recebi
Graças vos dou todo dia
Glória e louvores a Vós.

Para mim, só o que falta
É te amar, amar, amar.
E em nenhum momento
Da Vossa graça duvidar.

Fica conosco, Senhor
Meu Jesus de Nazaré.
E como disse Maria:
‘Fazei tudo o que Ele disser’.

Portanto, Tomai e Recebei
Meu coração e tudo o que sou.
Com o Espírito santo de Deus
Viveremos no Vosso Amor.


Vos peço, também, uma graça:
Que eu, sempre, saiba dividir
Tudo o que de Vós recebo
Sem merecer e sem pedir.

Que eu possa cada vez mais
Vos levar aonde eu for
E que eu seja capaz
De amor com o Teu Amor.
 Amém!
(Cesarina Marques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário