sexta-feira, 11 de junho de 2010

clique na imagem para ampliar

A Oficina de Escuta Orante destina-se a jovens e adultos que sentem o apelo para a escuta ou o acompanhamento espiritual. A metodologia possibilita exercitar o escutar a si mesmo, escutar o outro e escutar pequenos grupos, através de atividades teórico-práticas que incluem a oração pessoal, a partilha e o estudo de pequenos textos sobre atitudes e procedimentos que mais ajudam.

Poderá ser vivenciada no CIES ou nas próprias paróquias e comunidades que visam à implantação da Pastoral da Escuta, em um tempo mínimo de 12 horas, a combinar com a Equipe do CIES. (Tel 3336-8483) Clique aqui para continuar lendo...

Um comentário:

  1. SOBRE ORAÇÃO E SILÊNCIO

    Acabo de participar de uma Oficina de ESCUTA ORANTE no Centro Cultural Brasília/Jesuítas, que foi facilitada pela professora Marize Pitta – CIES de Salvador. Essa oficina destina-se a jovens e adultos que sentem o apelo para a escuta ou o acompanhamento espiritual. A metodologia possibilita exercitar a nossa habilidade para a escuta qualificada e amorosa – escuta de si mesmo/a, escuta do outro/a e a escuta de Deus.

    Quero compartilhar com vocês este pequeno texto:

    O silêncio serve ao ouvir, serve ao escutar a palavra de Deus. O silêncio aguça a nossa percepção para a presença do Pai como um espaço onde nos movimentamos, e como uma palavra de Deus que nos aponta o caminho. O silêncio faz com que essa palavra continue ressoando, permitindo que ela se consolide em nosso coração. Assim, a palavra cria em si mesma um silêncio, levando-nos a um silêncio vivo, a um diálogo silencioso com Deus, cuja imagem fala no silêncio. O que é importante é estarmos abertos/as para ESCUTAR o mistério de Deus – no silêncio, na palavra, nos ambientes e nas pessoas.

    ESCUTAR SIGNIFICA: pegar o meu centro de gravidade e transferi-lo para o outro durante algum tempo. Só a partir desse silêncio tão especial e específico, desse esvaziamento de si é que seremos capazes de escutar verdadeiramente e é nesse silêncio que podemos dizer alguma coisa que vale a pena. E ainda, é por meio do silêncio, que também estabelecemos um contato mais efetivo e verdadeiro com as pessoas do que por meio do mero falar, como nossa tendência natural de acreditar. Nesse silenciamento tão especial podemos escutar, para depois agir e responder à “provocação”, que é solicitação verbal ou silenciosa do/a outro/a. Para isto, só temos de abrir o coração e as mãos e em estado de disponibilidade amorosa e respeitosa. E, generosamente, esperar que Deus se aproxime de nós e nos transforme em instrumento de seu divino amor, contribuindo para a alegria e a serenidade de todos os nossos/as irmãos/ãs.
    Joana M. Eleutério

    Texto baseado nos fragmentos dos livros AS EXIGÊENCIAS DO SILÊNCIO de Anselm Grün e O PÃO REPARTIDO, de Piet Van Breemen.

    ResponderExcluir