terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Hosanas ao Novo Provincial!

A alegria inundou nossos corações quando recebemos a notícia de que o Pe. Miguel havia sido nomeado Provincial da Província Brasil Nordeste da Companhia de Jesus.

Entre as diversificadas missões já assumidas, que o capacitam para esta, mais recente e desafiadora, Pe. Miguel também foi Diretor do CIES de Salvador, no período de 2000 a 2004. Naquela oportunidade, foi-nos concedida a graça de fazer a experiência da convivência alegre, da espiritualidade recheada de música e poesia, do fazer administrativo com leveza, sensibilidade e dedicação, marcas do ser e agir deste jesuíta que agora acolhemos como Padre Provincial.

Na certeza de que estamos inseridos e comprometidos com a sua missão, transcrevemos, aqui, a sua primeira correspondência após a notícia do provincialato:

“Companheiros queridos,

Ontem de manhã bem cedo, subi o Morro da Conceição. Fui entregar a Nossa Senhora, arranjados como num maço de flores, o turbilhão de sentimentos experimentados desde a manhã do dia anterior, quando me foi comunicada a escolha do Pe. Geral. Na verdade, fui pedir à padroeira para me ajudar a lidar com esta nova situação. Ninguém como ela entende de pedidos assim grandes, quando o Mistério dialoga com a nossa pequenez. Misturado à multidão, na praça do alto do Morro, sob o sol de dezembro, o único pedido que me vinha ao coração, como um mantra, era: “Dá-me a tua Graça, é só isso que eu quero e preciso”. Peregrino, como Santo Inácio no alto do morro, coloquei aos pés da Virgem o meu desejo de ser um humilde servo da glória e do amor de Deus.

Nestes dois últimos dias, tenho experimentado uma paz que eu não imaginava ser possível, diante de desafio tão grande. Esta serenidade, tenho certeza, é fruto do amor de Deus, de sua Graça abundante que toma conta de mim. A chuva de e-mails, torpedos, telefonemas e abraços que me chegam nestes dias é como uma rede de bênçãos, que me traz a segurança que preciso para dizer sim a Deus sem medo. Obrigado pelo carinho e a amizade de todos. Não foi esta a mesma experiência que sustentou os sonhos daqueles estudantes de Paris, tantos séculos atrás? Tenho consciência dos desafios que tenho pela frente. Mas também tenho a consciência de que os enfrentaremos juntos. Isto sim, me consola.”

Grande abraço a todos!
Em Cristo, Companheiros.
Miguel sj

2 comentários:

  1. Olá, Pe. Miguel
    Que bênção!!!
    Imagino sua alegria e a de todos...
    O senhor tem presença forte... marcante...
    Que "turbilhão de amor" (como dizia o Pe. Adriano) lhe tem invadido a vida,não é mesmo???
    Que seja suave e doce a sua Missão como Pastor da Província "arretada de quente"...
    Abraços e bjs na alma e dados com o coração fraterno

    ResponderExcluir
  2. Amém, Aleluia!!
    Pe. Miguel, que saudade que deu ao ver essa sua foto! Seu sorriso sempre me transmitiu alegria e simplicidade.
    Tenho certeza que essas serão características que não vão faltar na sua nova missão. Junto com seu compromisso, sua disponibilidade, sua generosidade...
    Obrigada, Senhor, por Miguel fazer parte de nossas vidas!

    ResponderExcluir