segunda-feira, 25 de abril de 2011

Páscoa: uma alegre esperança!

Caros Amigos e Amigas que Bebem da Água do CIES,

Jesus Cristo Ressuscitou! Aleluia! Esta é a nossa esperança hoje e sempre. Somos convidados a olhar a nós mesmos com os olhos do Ressuscitado, deixando-se envolver, embalar, por este canto esta festa de aleluia. Morremos para o nosso egoísmo, nosso pecado, nosso sofrimento, para nascer com vida nova, em Cristo Jesus, só Nele nossa Esperança.

Ora, estamos saboreando precisamente a Vida que venceu a Morte definitivamente, então, tomo a liberdade para dar um toque especial neste tempo pascal ao termo ALEGRIA: vem do latim alacer (ou alacris) que quer dizer vivo, não-morto. Viver a páscoa é, antes de tudo, pedir a alegria do Ressuscitado, como nos sugere Santo Inácio [EE 221], sim, verdadeiramente a alegria interior é sinal do Cristo Ressuscitado. “Estai sempre alegres. Orai sem cessar. Em tudo dai graças..." (1Tes. 5,16). Mais:

“Vivei na alegria! Procurai a perfeição! Aconselhai-vos uns aos outros. Ponde-vos em concórdia. Vivei na paz. E o Deus do Amor e da paz estará convosco” (2Cor. 13,11-12).

Na alegria, a natureza atinge seu ponto mais alto: ela se torna divina. Quem tem ALEGRIA tem Deus. Nada existe, no universo, que seja maior que esse dom. O universo inteiro, com todas as suas galáxias: somos maiores e mais belos do que ele, porque nós podemos nos alegrar diante da beleza dele, enquanto que ele mesmo não se alegra com coisa alguma.

“Mas só quero viver enquanto estiver acesa a chama da ALEGRIA. A VIDA é uma entidade estética. Morta a possibilidade de sentir alegria diante do belo, morreu também a VIDA, tal como Deus no-la deu”. (Rubens Alves).

Foi precisamente esta a atitude das Mulheres que foram ver o sepulcro, afastando-se logo do túmulo, cheias de temor e grande alegria (Mt 28,8).


Feliz Páscoa!

Pe. James Roberto,sj

Nenhum comentário:

Postar um comentário