quarta-feira, 27 de abril de 2011

Manhã de Espiritualidade


O Salão Santo Inácio estava devidamente preparado para a Manhã de Espiritualidade no dia 16 de abril, com pedras, gravetos, cinzas, a cruz, duas jarras sem água, um ambiente que retratava intensa desolação: falta água, falta verde (esperança), falta unidade, só aridez. No final desse caminho, o sinal de esperança, com a PALAVRA DE DEUS e o CÍRIO PASCAL: eis a consolação!

O canto sobre a Paixão do Senhor e o versículo do Salmo 51 “Na imensidão do Vosso Amor, purificai-me” levaram-nos a silenciar e refletir sobre a proposta de oração: O Perdão.

A Graça suplicada: "Senhor, que eu possa penetrar no mistério da Ressurreição do Teu Divino Filho, para experimentar e gozar de sua alegria" (EE 221).
Para obter esta alegria é preciso a graça do perdão e só perdoa quem se deixa perdoar. O Evangelho de Mateus (9,1-11) onde Jesus é tentado pelo Demônio, foi lido para mostrar a verdadeira comunhão com o Pai, que não o permite cair em tentação. Assim, aprendemos que devemos pedir a Deus que nos ajude a perceber por onde o mal tenta nos conduzir e como conseguiremos resistir às tentações.

Para explicar como Jesus nos ensina a esperar com alegria, padre James Roberto, SJ, citou o Prefácio da Quaresma I: “Vós concedeis aos cristãos esperar com alegria, cada ano, a festa da Páscoa. De coração purificado, entregues à prática do amor fraterno, preparamo-nos para celebrar os mistérios pascais, que nos deram vida nova e nos tornaram filhas e filhos vossos”.

Em seguida, destacou alguns trechos do livro “Aprender a perdoar-se e deixar-se perdoar” de Juan Clavel,sj:
- a importância e a dificuldade de perdoarmos uns aos outros e a nós mesmos
- o perdão é uma questão de fé e quem se fecha em sua própria culpa, quem se recolhe por ter cometido algum mal e não procura ajuda, corre o risco de não conseguir perceber o significado do perdão
- para quebrar o ciclo do mal é preciso pedir ajuda, é preciso esforço e desejo de libertação
-deixar-se amar, eis o caminho do cristão
-só a partir de Deus é possível enfrentar o mal e prever as ameaças futuras

AS CONDIÇÕES PARA O PERDÃO

- A primeira condição é que eu me perdoe.
- A segunda condição é que eu perdoe aos que me ofenderam.
- A terceira condição é que eu permita que Deus me perdoe.
- A quarta condição é que eu deixe que Jesus olhe para mim, como olhou para Pedro. (Lc 22, 54-63)

E ressaltou que, sobre a dinâmica do perdão, é fundamental indagar: onde estou em meu processo de perdão?

Após um período de oração pessoal, as pessoas voltaram para o salão com o desejo de partilhar, pois a oração leva a um melhor entendimento da presença do Amor e da misericórdia de Deus. Somente através das atitudes de Jesus, que acolhe o pecador, e do novo mandamento: “Amar uns aos outros como Ele nos amou”, o homem pode evitar que o mal tome conta de seu coração. Reconhecer-se pecador e procurar o perdão através da reconciliação faz as pessoas perceberem a presença do amor de Deus no coração, através da paz e da alegria interior.


Esta manhã, rica de reflexões e contemplações, foi concluída com a Celebração Eucarística, porque somente em comunhão com Cristo, Caminho, Verdade e Vida, podemos evitar que o mal se faça presente em nossa vida, em nossas casas, em nossas famílias e se espalhe por mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário