domingo, 18 de agosto de 2013

Chamados ao Seguimento de Jesus...

Ao acolher-nos para a Manhã de Oração e Espiritualidade, no domingo 18 de agosto, Pe. Anchieta SJ convidou-nos a tornar esta manhã especial, porque vamos nos dedicar ao encontro com o Senhor e, assim, animar nossa vida, porque “espiritualidade é deixar-se conduzir e caminhar no Espírito, para melhor acolher e compreender os fatos e acontecimentos”. 
E ressaltou: “Isto faz bem a nós e aos outros; e o primeiro bem deve se voltar para aquelas pessoas com quem compartilhamos a convivência, pois estamos interligados, fazemos parte de uma REDE. Encontrar-se com Deus tem uma dimensão particular e uma universal; um fato particular tem uma dimensão planetária. A consciência de minha individualidade é, também, minha universalidade. Tudo se reflete nas relações pessoais, interpessoais e planetárias”. Lembrou que Santo Inácio afirma: “quanto mais universal um bem, mais divino ele é”.

Ampliando a reflexão, constatou: “estamos desenvolvendo uma cultura onde o ser humano não é mais o centro do universo, mas sim, uma parte deste CORPO e o meu jeito de ser tem ressonância neste CORPO: o mundo faz parte da nossa vida e nós fazemos parte do mundo. Deus quer o MAGIS de nós, o melhor de nós. E podemos ser sempre mais, porque Deus nos dá esta capacidade de nos abrir ao que está mais perto e ao mais distante de nós; estamos vinculados e interligados, também, através de uma memória temporal: trago a memória do passado da Sagrada Escritura, que tem incidência no presente e abre possibilidades para o futuro”.
Ratificando que espaço e tempo nós trazemos para a oração, recordou, brevemente, os Passos da Oração:
1.      Deixar-se escolher pelo lugar da oração
2.      Agradecer a Deus por estar naquele lugar me esperando
3.      Manifestar o desejo, aquilo que quero, em sintonia com aquilo que está sendo proposto hoje: Chamados ao seguimento de Cristo. Quem chama e para quê?
4.      Diante do chamado, eu preciso escutar, então, começar a ler a Palavra de Deus, que implica a Sagrada Escritura, a vida e os acontecimentos: vivenciar a ressonância
5.      Perceber e anotar o que mais impressionou: imprimir, registrar, condensar o que foi mais marcante durante a leitura e a meditação
6.      Perceber o apelo que brota, que surge neste tempo de oração
7.      Ter uma breve conversa com Deus Pai sobre o acontecido durante a oração. É a conclusão, a despedida.

Ao retomar a temática de hoje, ressaltou a dimensão trinitária da nossa FÉ: “Chamados por Deus Pai para,  pela força do Espírito, seguir Jesus. Somos chamados porque o Espírito de Deus está em nós desde o Batismo”. E propôs os seguintes textos bíblicos:

a)      Jo 1,35-51: o chamado de Deus na nossa vida acontece em dois níveis: 1) do ouvir – os discípulos de João ouviram dele algo sobre Jesus, por isso foram atrás, pois Jesus passou à frente, Jesus atrai. O Senhor faz com  que a gente se deixe atrair: 2) do encontro – leva ao relacionamento e à permanência: foram, viram e permaneceram!
b)      Mc 3,13-16: a escolha de Deus. Jesus me quer em missão, para os outros. Sinto-me escolhido/a por Deus para quê? O que Deus me pede hoje, agora? A que e a quem estou sendo enviado/a?
c)      Mc 1, 16-20: o contexto do chamado, que é a vida pessoal, dentro dos nossos afazeres, das nossas ocupações, por isso importa dar atenção ao que estou realizando neste estágio da minha vida.

Ressaltou a Graça a ser pedida: Senhor, que eu ouça o seu chamado, para percorrer o Caminho que tem uma direção, uma luz, que é Jesus.
E sinalizou questionamentos para ajudar na meditação:
·         Que chamado me faz o Senhor?
·         Como permanecer com Ele?

·         Que tipo de encontro sou chamado/a a ter com as pessoas, após o encontro com Jesus?
(Marize Pitta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário