quinta-feira, 1 de agosto de 2013

FESTA LITÚRGICA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA
31 DE JULHO

          Alegria e Animação marcaram a Celebração Eucarística em homenagem a Santo Inácio de Loyola no Santuário Nossa Senhora de Fátima-Garcia, presidida por Dom Murilo Krieger, Arcebispo Primaz do Brasil, SCJ, que, em sua homilia destacou:   
          Inácio de Loyola, embora tenha vivido há mais de quatro séculos, está muito próximo de nós; sua presença, nós sentimos, aqui, com a proximidade do Colégio Antônio Vieira, uma obra dos jesuítas e, principalmente, por causa da visita do Papa Francisco semana passada a nosso país, “que foi um momento sublime”! Santo Inácio não está só no passado, ele se atualiza no presente, afirma Dom Murilo.  E destacou que o Papa Francisco, ao celebrar hoje, pela manhã, com seus irmãos jesuítas, na Igreja Gesu, exortou-os a “colocarem Jesus no centro de suas vidas e não a própria pessoa e a seguirem Cristo na Igreja”; depois, acrescentou: na realidade, também nós, somos chamados a viver na companhia de Jesus
      O Evangelho explica o que é preciso fazer para viver na companhia de Jesus: A Radicalidade. E radicalidade significa ser capaz de deixar tudo no segundo plano em vista do Bem Maior que é Jesus Cristo e Santo Inácio procurou mostrar justamente isso: “como Deus age quando quer conquistar alguém para Si, por qual caminho Ele anda, como coloca a pessoa em determinadas circunstâncias cuja finalidade é atraí-las para Sua companhia, para ser seu amigo, sua amiga. Isso o Papa Francisco procurou ensinar na semana que passou em nosso meio: Colocar Jesus no centro da Vida”, afirmou Dom Murilo. Com relação a esse Bem Maior, todo o resto passa a ser aquilo que Paulo chamou de ‘lixo’.  

       Após falar sobre a importância dos jesuítas na vida de todos nós, Dom Murilo perguntou: “Qual a herança que Santo Inácio deixou para a Igreja?” E destacou algumas expressões e respectivos significados:

·         TUDO PARA A MAIOR GLORIA DE DEUS é um eco à proposta paulina que nos diz “somos chamados à Glória de Deus e quem cuida da Glória de Deus, faz aquilo para o qual foi enviado.

·         LOUVAR, GLORIFICAR E SERVIR A DEUS - Princípio e Fundamento dos Exercícios Espirituais – resposta à primeira pergunta do Catecismo: Para que estamos na terra?  Estamos aqui na terra para aprender a fazer aquilo que somos chamados a fazer eternamente.

·         DISCERNIR - Santo Inácio também nos ensina a importância do Discernimento. Discernir a vontade de Deus, o que Deus quer para a minha vida, para a nossa vida, para a Comunidade.  E o Espírito Santo nos ajuda a Discernir através da Palavra, da oração.

·         E, como Paulo, Inácio de Loyola nos leva a refletir: SENHOR, que queres que eu faça?

A centralidade de Jesus Cristo na própria vida, essa foi a insistência do Papa Francisco: nos apaixonarmos por Jesus Cristo porque é dele que tiramos força para enfrentar a adversidade.

·         Dentro do grande legado que são os Exercícios Espirituais, o caminho para a santidade exige ‘organização’, disciplina, para saber por qual caminho seguir. Santo Inácio consegue perceber a essência do Evangelho e das nossas limitações. E isso, o Papa, hoje, nos lembrou: É PRECISO DEIXAR-SE CONQUISTAR POR CRISTO e sentir vergonha de nossos limites e pecados, para sermos humildes e, reconhecermos que precisamos de Deus.
 
           No final de sua homília, Dom Murilo pediu a Deus para que a Família Jesuíta, cuja presença em nossa Arquidiocese é muito importante, seja cada vez mais Fiel.

                Após a Missa, estudantes do Colégio Antonio Vieira foram convidados a falar sobre suas experiências no MAG+S BRASIL e na Jornada Mundial da Juventude 2013. Dois rapazes disseram não ser fácil expressar o que significou participar, com jovens da Índia, Peru e Estados Unidos, de um único ideal:  SER CONTEMPLATIVOS NA AÇÃO.  Em seguida cantaram o Hino MAG+S que, em sua letra diz: “ao sermos chamados por Cristo, o MAG+S buscar, através da “Entrega, compromisso, perdão, amor-serviço”.
(Cesarina Marques / Marize Pitta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário