terça-feira, 8 de abril de 2014

A Paixão Que Liberta

Quem esteve no CIES, no dia 06 de abril, com o objetivo de preparar-se para celebrar a Páscoa do Senhor, foi convidado a dois momentos de oração e reflexão:
     O primeiro, com a leitura orante da passagem bíblica A Cura do Cego Bartimeu- Mc 10,46-52, que nos ajuda a colocar-se diante do Senhor como pedintes, suplicantes, desejosos e confiantes de que só Ele pode nos libertar das nossas cegueiras, dos nossos apegos, das nossas afeições desordenadas.
O segundo, ainda sob o influxo do anterior, levou-nos a sentir e saborear o movimento interior que fazia jorrar apelos e intuições, em torno dos seguintes questionamentos: Qual o desejo mais profundo de Deus para comigo neste momento de minha vida? Os meus desejos e sonhos são os que Deus tem para comigo?

Pe. Jonas Caprini SJ, o orientador desta manhã de oração, iniciou afirmando: Dor que é Paixão torna-se ressurreição. Dor que é paixão desordenada torna-se escravidão. E prosseguiu, lembrando que estamos vivenciando a passagem para uma vida nova, que requer trabalho pessoal, porque é, na verdade, um projeto de vida. Então, propôs ao grupo: contemplar a cena bíblica, deixar-nos envolver nela como personagens, com olhos fechados, coração aberto e a mente trabalhando a partir do questionamento de Jesus: O que você quer que eu faça? O que quereis? Vós acreditais que eu possa fazer algo por vocês?
Também orientou Pe. Jonas a Graça a ser suplicada: Ajuda-me, Senhor, a ter forças e luzes para buscar a liberdade de que necessito para viver como Tu queres QUE EU VIVA. E ressaltou a necessidade de lutar para ser aquilo que Deus quer que nós sejamos, pois Deus já está no nosso caminho, nos esperando e precisamos nos apresentar como somos e estamos hoje. É preciso pedir e ver o que acontece, porque a Palavra de Deus é como a chuva que lava e faz o cristão transformar o ambiente em que se encontra. Para isso, precisamos sair dos nossos túmulos, abraçar a VIDA e seguir a LUZ!
Para ajudar no trabalho pessoal de interiorização, alguns questionamentos foram apresentados, com o seguinte lembrete: para avançar na realização dos meus sonhos, de minha passagem, de minha Páscoa, é necessário ter clareza do que eu quero e o que Deus quer de mim. Ei-los:
·      Quais são os meus sonhos?
·       Meus objetivos?
·       Minha persistência?
·       Meu Horizonte?
·       Quais são os meios que estou usando?
·       Quais os passos que tenho que dar?
·       Quais as dificuldades de caminhar?
(Marize Pitta)
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário