terça-feira, 27 de março de 2012

O Mistério Pascal

Ao iniciar a Manhã de Espiritualidade, no dia 25 de março, Pe. Eliomar afirmou que estávamos reunidos para tentar compreender o que não é compreensível: o Mistério da Vida (Encarnação), Morte (Paixão), Ressurreição (manifestações do ressuscitado) e o envio do Espírito Santo (Missão).
E ressaltou que Jesus Ressuscitado só se manifesta para quem o ama, e estas manifestações aconteceram num tempo muito breve, para sua mãe, para os discípulos e discípulas - pessoas que conviveram com Jesus e que O amavam – a fim de confirmar a MISSÃO.


Lembrou quando Jesus se dirigiu a Pedro (Jo 21, 15-17): “Pedro, tu me amas? Então, apascenta minhas ovelhas.” Quando se dirigiu a Tomé (Jo 20, 26-29): “Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos! (...) Porque viste, creste. Felizes os que não viram e creram”. E refletiu: nós também não vimos o Senhor, mas vamos percebendo a ação de Deus em nossa vida. O nosso processo de fé é seguir o Senhor, que é LUZ. Todas as vezes que vivemos de acordo com o Senhor, em sua Luz, somos mais iluminados e um dia seremos plenos; ao contrário, quando nos afastamos, vamos apagando nossa luz. É preciso viver na Luz (Jesus) para se aproximar da grande LUZ, buscando esta iluminação. Cristo é a Luz e nós somos pequenas lanternas. No Batismo, é dito: “Receba a luz de Cristo”. Jesus disse: “vocês são o sal da terra e a luz do mundo.”

A presença luminosa do Senhor, no seu corpo glorificado, se manifesta àqueles que o amaram, a fim de confirmar a missão, ratificou Pe. Eliomar. As pessoas O reconhecem através dos sinais e da palavra conjugada ao sinal, a exemplo dos discípulos de Emaús, que O reconhecem no momento da refeição, quando abençoa e parte o pão, porque este gesto já era conhecido (Lc 24, 28-32). Madalena O reconhece quando Ele fala o seu nome, porque ela já conhecia a voz de Jesus (Jo 20, 11-18).

Quando cessam as manifestações, o Senhor volta ao Pai, a fim de nos dar o Espírito Santo para a missão, que é: AMAR, LOUVAR E SERVIR. Este é o princípio e fundamento dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, que resume o objetivo da vida humana assim: amar a Deus e aos homens, louvar (reverenciar) a Deus e aos homens e servir a Deus e aos homens, porque encontramos Deus na mediação que Ele nos deixou: o irmão. Lembrou-nos quando Jesus afirma: “até o copo d’água que dás ao teu irmão é a mim que o dás”. Então, o Espírito Santo vem para confirmar a missão de Cristo que nos foi dada: amar, louvar e servir a Deus e aos homens. E ressaltou: porque Deus nos amou primeiro, nós podemos viver o Amor e no Amor.


A seguir, didaticamente, Pe. Eliomar foi-nos explicando que, durante o Ano litúrgico, os momentos mais fortes do Mistério são: o Natal e a Páscoa. E o Mistério Pascal, dividido em três períodos inclui:

       1. Quaresma: vai da Quarta Feira de Cinzas até o Domingo de Ramos, é um tempo forte de oração (com Deus) jejum (comigo mesmo/a) e caridade (com os irmãos)
       2. Semana Santa, com o Tríduo Pascal, inclui o Domingo de Ramos, mas a segunda, terça e quarta-feira, liturgicamente, não têm nada de especial, em seguida:
       • Na quinta feira, temos a Missa da Ceia do Senhor (com o Lava-pés) e a Vigília Eucarística;
       • Na sexta feira, temos a celebração da Paixão, não há missa, mas proclama-se o Evangelho da Paixão, faz-se a reverência à Cruz, as Orações Universais e a Comunhão Eucarística;
       • No sábado, também não há missa, temos a Vigília Pascal, com todos os elementos simbólicos que a enriquecem e dão significado: fogo, água batismal, luz (círio), incenso, a Palavra, pão e vinho, volta-se a cantar o Aleluia e o Glória. Todos esses sinais têm relação com a nossa fé celebrada nesta noite.

3. O ciclo da Páscoa vai até Pentecostes.

Após um breve intervalo, os participantes foram para o momento de oração pessoal, depois participamos da celebração eucarística, quando Pe. Eliomar destacou os seguintes pontos: enquanto os gregos chegam em Jerusalém para “adorar” a Deus no Templo e desejam marcar um momento para conhecer Jesus e Seu projeto, Jesus oferece outro Caminho e diz que o Filho do homem será glorificado. Ele tem plena consciência de sua Missão, abraça livremente a Paixão, acolhe o Projeto do Pai e explica através da parábola do grão de trigo: se cai na terra e morre, dá muito fruto, se não cai, permanece estéril. O seguimento de Cristo é exigente, ser Luz neste mundo é difícil porque é preciso enfrentar as tempestades que estão sempre buscando apagar a Luz. A Palavra final é sempre de Cristo, Ele venceu a morte e nos deu o Espírito Santo e a missão de ser LUZ neste mundo! (Marize Pitta e Cesarina Marques)












Nenhum comentário:

Postar um comentário