domingo, 25 de março de 2012

Retiro Indo e Vindo...

Fazer a experiência profunda do silêncio e da oração em sintonia com o ritmo regular da própria vida foi a proposta deste retiro. Um pequeno grupo se dispôs ao desafio e pôde exercitar, concretamente, o “buscar e encontrar Deus em tudo e em todos”, nos dias 21 a 24 de março.

Éramos poucos, sim, mas, fizemos uma grande experiência, orientados por Pe. Eliomar SJ que, já no primeiro momento, nos dizia: “Só posso rezar bem a vida de Cristo se nela colocar a minha própria vida; não é, apenas, uma compreensão, mas um olhar sobre a vida, a fim de perceber o que Deus quer de mim.” E recordou-nos que fazemos Exercícios Espirituais para a ordenação dos afetos, para mudar o relacionamento que temos com as pessoas, os acontecimentos e as coisas. Daí os questionamentos: o que é mais importante? O que vale a pena? Vivemos para quê? Assim, poderemos chegar a acolher sem questionar, confiando em Deus, valorizando a presença, a graça de Deus em nossa vida, porque viemos do Amor e voltamos para o Amor.

Neste período, rezamos, apoiados nos textos bíblicos, poemas e testemunhos: 1) o “Princípio e Fundamento Inaciano”, tendo em vista “procurar e entrar no caminho de Jesus e caminhar com Ele”, refletindo: como eu me vejo? Como Deus me vê? Como as pessoas me veem? 2) “Vida: divino mistério profundo!” Foi uma oportunidade para contemplar a ação de Deus em nosso cotidiano, acolhendo as várias facetas de nossa vida e nossa pessoa, confirmando que “A vida é imperativo para que haja felicidade. Onde não há vida, não há sentido nem felicidade.” 3) “Se o grão não morrer...” foi um exercício para buscar entender o mistério da morte, confrontando-nos com os questionamentos: como me sinto diante da morte? Se eu tivesse apenas um dia de vida, o que eu mais gostaria de fazer? E, no último dia, rezamos “A Ressurreição e o Amor”, lembrando que, “porque nos aproximamos da luz, aparecem movimentos contraditórios, do não amor, das trevas”, daí a necessidade de vigilância, pois “a ressurreição só é possível para aqueles que amam, radicalmente, o Senhor”. Faz-se necessário, então, “olhar a experiência do Ressuscitado, que vai manifestando o amor, confirma e lança à missão”.

Encerramos este tempo forte de oração, deixando ecoar as palavras de Pe. Eliomar: “o retiro é um momento de lucidez, que nos aproxima mais da LUZ, por isso nos torna mais iluminados para a missão”. (Marize Pitta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário