sábado, 31 de março de 2012

Curso

O Padre jesuíta Johan Konings estará em Salvador no mês de maio, para ministrar o Curso OS SETE SINAIS DE CRISTO NO EVANGELHO DE JOÃO, que acontecerá nos dias 18 (19 às 21h), 19 (08 às 18h) e 20 (08 às 12h), no Colégio Antônio Vieira – Garcia.

É uma promoção do CIES, que também emitirá certificado aos interessados. Informações: ciessalvador@yahoo.com.br Tel. 71-33368483. 

Conheça algumas afirmações deste famoso sacerdote, extraídas de suas entrevistas:

1- Como cristãos é importante buscar meios para aprofundar nossa relação com Jesus, o Cristo. Não apenas no sentido de uma ‘cultura’ ou ‘inspiração cristã’, o que seria insuficiente, mas no sentido de ter o próprio Cristo como referência primeira da nossa vida. Tê-lo sempre diante dos olhos como presença permanente e critério de nossas escolhas na prática da vida, ou seja, trata-se de ser ‘místicos e crísticos’. Então, veremos a vida à luz de Cristo e agiremos, em relação a nós mesmos, à comunidade cristã e ao mundo, como ‘filhos da luz’, com a clarividência e adequação que a luz de Cristo e seu espírito nos proporcionam. (Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 143-148, dez. 2005)

2- O evangelho de João está cheio de símbolos: Jesus providencia vinho, cura um aleijado, providencia pão, abre os olhos do cego, ressuscita Lázaro, lava os pés dos apóstolos, aparece a Madalena... Algumas pessoas conseguem fazer uma leitura destes sinais e olhar para direção a qual eles apontam, e descobrem seu significado profundo, pois compreendem que as ações são o próprio Verbo de Deus, e que tais ações são como que palavras escritas em uma carta, que devem não somente ser contempladas pela beleza da letra, mas nos convidam a ser lidas, para descobrirmos o que dizem. Muitos são os que contemplam só a beleza ou a grandeza dos sinais, mas não conseguem penetrar em sua profundidade e entender seu significado.

3- O Evangelho de João é intelectualmente libertador. Fala a linguagem da mistagogia, da penetração do mistério de Deus que, conforme o Prólogo 1,18, “ninguém jamais viu”, mas que se deu a conhecer na “Palavra” de amor e fidelidade que é Jesus em pessoa, amando-nos até o fim, ou seja, com um amor que revela que “Deus é amor” – como diz a Primeira Carta de João. O evangelho de João não fixa nossa mente em dogmas e conceitos, mas na manifestação do rosto de Deus em Jesus de Nazaré. Dizer isso, com toda a simplicidade e sem dogmatismo, é a maior contribuição que podemos dar ao diálogo inter-religioso. (...) É o livro da identidade e coesão cristã, que se manifestam no amor fraterno: “Nisto todos reconhecerão que sois meus discípulos” (13,35). Esta mensagem constitui também o cerne do cap. 17, que encerra as palavras de despedida de Jesus. Se o amor fraterno, ao modelo do amor de Cristo, e integrado no amor de Cristo e do Pai, for levado a sério, os cristãos não podem ser senão unidos em comunhão. A divisão é o sinal de sua infidelidade.

Konings é teólogo, professor da Faculdade de Filosofia e Teologia- FAJE em Belo Horizonte, tem vários livros publicados, dentre eles destacamos:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário