quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Celebrando Santo Inácio de Loyola


            Nesta terça-feira, depois de três dias de Tríduo, o Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira) recebeu os jesuítas Padre Miguel Martins (Provincial dos jesuítas Brasil Nordeste), Padre Eliomar Ribeiro (sócio-provincial), Padre Leonel Gomes (presidiu a Celebração), Padre Geraldo Coelho Almeida (Reitor do Santuário), Padre Jair Barbosa (Feira de Santana) e o Padre diocesano Maurício Ferreira e o Grupo Oração Pela Arte (OPA) para Celebrar com a Comunidade a festa de Santo Inácio de Loyola , fundador da Companhia de Jesus.


            Padre Miguel, em sua homília, lembra que nós sabemos da história da bala de canhão, que atingiu a perna de Inácio e, o levou à fazer uma experiência profunda de Discernimento. Numa época em que Inácio era movido pelo desejo de grandeza e glórias terrenas, descobre que Deus é o Senhor que deseja SERVIR, e acrescenta, Inácio, levou um tempo para responder à pergunta do Evangelho: “E vós quem dizeis que EU SOU? (Mc 8, 27-29), mas ao dizer SIM, deixou tudo para servir o Rei ETERNO de forma livre, consciente e com alegria porque soube diferenciar a Voz de Deus das outras “vozes”.  Inácio, através dos Exercícios Espirituais procura nos mostrar que,  é o Encontro com o Cristo, o único Caminho que nos leva ao Reino de Deus.  
            Para concluir, padre Miguel fez uma oração pedindo a DEUS que fale não só cada jesuíta, mas todas as pessoas que “se alimentam” da Espiritualidade Inaciana, que preencha e I N F L A M E os corações e nessa dinâmica de repensar a Missão, diante de tantos desafios, todos se deixem levar pela ação do Espírito Santo para que a ESCOLHA seja UMA SÓ: JESUS CRISTO, CAMINHO, que nos leva a Deus.
            Após a Celebração Eucarística, houve o lançamento da logomarca oficial e do portal na internet da Companhia de Jesus do Brasil, fruto de um processo de estudo, de pesquisa e de consultas a jesuítas, colaboradores, comunidades e obras apostólicas, desenvolvidos pelo Núcleo de Comunicação Integrada, redefinindo a linguagem visual com o objetivo é expressar a Unidade da Missão Apostólica  a serviço do Reino, em profunda sintonia com a Igreja no Brasil, certos de que tudo converge para “a Maior Honra e Glória de Deus".  



            O sol mostra a propagação de Cristo em todos os continentes, recordando a dimensão missionária que desconhece fronteiras.
            Os cravos e a cruz fazem alusão à terceira semana dos Exercícios Espirituais, à Paixão do Senhor que fortalece a adesão ao chamado à Bandeira de Cristo, símbolos máximos do Cristianismo.
            As iniciais IHS representam o nome de Jesus, pois a ele a Companhia deve sua origem, seu espírito e sua vida, como afirmou Santo Inácio de Loyola.
            E, como novidade, a trama, que vincula todos os demais elementos, significa o corpo apostólico universal, interligado pela união de corações.
           Através do Portal da Companhia de Jesus: jesuitasbrasil.com , a interatividade fica a cargo de três seções principais:
      1. Jesuítas no Brasil e no Mundo, onde é possível localizar e conhecer mais sobre as obras da Companhia;
     2. Linha do Tempo, que apresenta fatos históricos da trajetória da ordem;
     3. Exercícios Espirituais, com uma proposta de explicação interativa.
             As comemorações continuaram com uma confraternização entre os participantes, no Pátio do Colégio Antônio Vieira, e o lançamento do CD do prof. Neilon Barbora “MAGIS”. O evento seguiu a proposta de lançamento a nível nacional, no dia da festa de Santo Inácio, em todas as cidades brasileiras em que a Companhia de Jesus se faz presente, porque “TUDO pode SER MAIS”.

CesarinaMarques

Nenhum comentário:

Postar um comentário