domingo, 5 de agosto de 2012

CIES recebe visita do Arcebispo de Salvador


02 de agosto. 08 horas da manhã. Uma brisa suave, o frio sol de agosto, a musicalidade de Diniz, a Equipe do CIES e seus convidados, tudo e todos acolheram com alegria Dom Murilo S.R. Krieger,scj – Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil - que presidiu a Celebração Eucarística, depois, gentilmente, participou do café e de uma conversa informal para conhecer nossas atividades.
O Pe. Eliomar Ribeiro, diretor do CIES, na sua fala de acolhida, deu as boas vindas, também, a Maria José e Marize Pitta que estavam, há 33 dias, participando do Curso para Acompanhantes Espirituais em Los Teques, Venezuela. Dom Murilo expressou a sua satisfação ao conhecer mais um espaço de trabalho desta Arquidiocese e ressaltou: “a cidade de Salvador deve muito aos jesuítas e somos, todos, uma mesma família”.

Na homilia, o Arcebispo destacou: quando o profeta Jeremias escreveu a passagem do oleiro (Jr 18,1-6), ele mesmo passava por uma crise existencial, porque não via o resultado do seu trabalho e Deus quis lhe mostrar que o povo é que precisa deixar-se trabalhar por Deus, pois só Ele pode fazer um vaso novo, nós somos instrumentos e Deus é o divino Oleiro. E ressaltou que assim acontece, também, quando trabalhamos com pessoas, às vezes não vemos o resultado que esperamos e o grande perigo é nos colocarmos no lugar de Deus quando, na verdade nós somos ajudantes do Divino Oleiro.

E prosseguiu: no Evangelho (Mt, 13,47-53), Jesus buscou corrigir a ideia equivocada de Deus, porque há o momento em que Deus, embora misericordioso, não fica indiferente, porque Ele também é justo. Na parábola, temos o escriba que se torna discípulo do Reino do Céu e pode retirar do seu baú coisas novas e coisas velhas, assim como Paulo que mostrou como foi valiosa sua experiência na espiritualidade judaica. O trabalho com o povo sempre nos enriquece, porque estamos ajudando a tirar as coisas velhas para tornarmo-nos eternos discípulos missionários, aprendendo e ensinando.
Concluiu, afirmando: “sinto como é importante o trabalho de Santo Inácio, ao qual vocês se dedicam, de reconstruir pessoas, porque Deus quer o homem inteiro, completo”. (Marize Pitta)





Nenhum comentário:

Postar um comentário