sábado, 15 de setembro de 2012

Assim começou o CIES...

Em 1988, o Pe. João Pedro Cornado, SJ, então Provincial da Província da Bahia, solicitou ao Pe Pedro Biodan Maione, SJ que avaliasse a possibilidade de criar, em Salvador, um centro de espiritualidade inaciana, com a finalidade de aglutinar os diversos grupos que vivenciavam esta espiritualidade.

Já havia grupos em Salvador, Sergipe e Alagoas, dentre os quais: o Grupo de Retiros Orientados - GRO, assessorado por Pe. Xavier Nichele, SJ; os grupos de Exercícios Espirituais da Vida Cotidiana – EVC, orientados pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição Terezinha Rocha e Maria Clara; a Comunidade de Vida Cristã-CVX, acompanhada por Pe. Emilio Moreira Magro, SJ; a Congregação Mariana - CCMM e o Movimento Eucarístico Jovem - MEJ, assessorados por Pe. Jose Manuel Ruiz Sanchez de Cristo, SJ e por Pe. Hipólito, SJ; o Apostolado da Oração, orientado por Pe. Licurgo Tamiozzo, SJ e a Congregação das Servas e Servos da Santíssima Trindade, assessorada pelo Pe. Xavier.

Esses grupos se reuniam separadamente, em busca de formação e aprofundamento tanto em nível de estudos como de retiros de inspiração inaciana de 8, 10 ou 30 dias, orientados pelo Pe Pedro Biodan Maione. Foram esses grupos que insistiram junto ao Provincial Pe. João Pedro Cornado, SJ para que se criasse um centro inaciano de espiritualidade “que pudesse a todos congregar, articular e incentivar no crescimento e serviços harmônicos, servindo como um pólo de irradiação.”

Quando da visita do Padre Geral Peter Hans Kolvenbach a Salvador, em 1992, na Igreja de Santo Antônio da Barra, Clarita Ribeiro dirige-se ao Padre Geral nos seguintes termos: “Estamos apenas iniciando nossa caminhada de conversão e missão, mas começando com grande ânimo e generosidade , como recomenda Santo Inácio. Reconhecemos nossas muitas limitações e o muito que temos que aprender para em tudo amar e servir e, por isso, animados pela recomendação do nosso Padre Geral, na Carta de Roma, em 27 de setembro de 1991,quando do aniversário da aprovação pontifícia da Companhia de Jesus, sentimo-nos animados a pressionar nossos irmãos jesuítas, com quem trabalhamos, a mais e mais partilharem conosco a espiritualidade de Inácio de Loyola, esperando, inclusive, que, já em 1993, possamos contar com o Centro de Espiritualidade já em funcionamento .”

Essa proposta de reunir os diversos grupos que já trabalhavam com a espiritualidade inaciana foi se firmando e, já em 1992, foi fundado o Centro Inaciano de Espiritualidade de Salvador – CIES, sob a direção do Pe. João Pedro Cornado, SJ, então Provincial da Companhia. Assim, o CIES foi implantado na antiga escola, ao lado da Igreja Santo Antonio da Barra, pois, com suas nove salas, podia oferecer espaço adequado para o funcionamento. Logo foi considerada a possibilidade de instalação de uma biblioteca, que se iniciou com os livros doados por Pe. Pedro Maione, SJ.

Em 1993, o CIES já oferecia, ainda no alpendre da Igreja de Santo Antonio da Barra, um curso sobre “Santo Domingo e os Exercícios Espirituais”, ministrado por Pe João Pedro Cornado,SJ e Pe Geraldo de Mori, SJ, que grande afluência de pessoas vinculadas aos diversos grupos, tanto religiosas como leigos e leigas. Em junho de 1993, finalmente, já havia uma sede e, mais ainda, uma programação impressa e uma equipe responsável, formada por Pe João Pedro Cornado, Clarita Ribeiro, Ivonete Passos, Manoel G. Herranz ,Eliana Quadros e Ir Gervis Aguiar.

Juntamente com a programação de 1993 “sementes de tudo que poderá ser feito,” foi enviado um questionário onde se solicitava ajuda e sugestões de atividades. Com base nas respostas, foi preparada a programação para 1994 a ser entregue a Pe. Pedro Maione, que retornava da Albânia e assumiria a coordenação do CIES. A partir de 1994, a programação já vem impressa, possibilitando ampla divulgação das atividades que o CIES oferece, a exemplo de: Exercícios Espirituais em diversas modalidades, retiros de 08, 101 e 30 dias, acompanhamento espiritual, manhãs de espiritualidade, adoração ao Santíssimo, preparação para a Páscoa e o Natal, semana de oração acompanhada, oficina de escuta orante, aprofundamento nos EE.

Assim, com a graça de Deus e sob a inspiração de Santo Inácio de Loyola, o Centro Inaciano de Espiritualidade N.S. da Estrada vem buscando cumprir sua missão de polo irradiador desta espiritualidade, que nos leva a fazer tudo para maior glória de Deus, visando em tudo amar em servir. Confira fotos do CIES neste Blog, à direita. (Solange Araújo, colaboradora do CIES)

2 comentários:

  1. Olá meu nome é Brunilda hickmann, conhecida como xica, li nessa página, ações realisadas pelo padre xavier.
    Xavier foi um grande amigo para mim, eu gostaria de saber se vocês teriam algum contato dele para me dar.
    Se tiverem, poderiam me enviar um e-mail para bhickmann2@hotmail.com
    Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir