quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Equipe do CIES celebra com jovens padres jesuítas da BNE...


Em algumas datas e/ou situações, temos dificuldade para encontrar um padre para presidir a celebração eucarística... Não foi o que aconteceu hoje, dia 06 de agosto, na Capela do CIES, quando tivemos a grata surpresa de encontrar e celebrar junto com um grupo de jovens sacerdotes jesuítas que estão reunidos na Comunidade de Santo Antônio da Barra para o encontro anual de partilha e revisão da caminhada, tendo em vista definir os rumos da missão e da própria formação como jesuítas.

Presidiu a Celebração o Padre Agnaldo Duarte, baiano da cidade de Senhor do Bonfim, que vai completar 02 meses de ordenado no próximo dia 14 de setembro, e acolheu a assembleia citando a poetisa Cora Coralina: “Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”. Também partilhou, com muita espontaneidade: “ao receber a comunicação de que iria presidir esta celebração aqui no CIES, no início, senti um leve tremor, porque estaria diante de pessoas com uma grande caminhada; depois, ao constatar qual seria o Evangelho, senti imensa alegria, porque este foi o lema da minha ordenação presbiteral”.

E assim, na alegria e no tremor, amparado nos cantos dos seus irmãos jesuítas, prosseguiu e presenteou-nos com uma singela celebração, enfatizando, na sua homilia, o que disse Pedro: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos, mas, em atenção à Tua palavra  vou lançar as redes” (Lc 5,5). Destacou que, aqui, estão exemplificados dois momentos significativos: o primeiro, quando os discípulos pescam a noite toda e não encontram nada, porque estão sem Jesus, é a ausência do Senhor; o segundo, quando lançam as redes, agora na presença do Senhor, Pedro ESCUTA e se faz OBEDIENTE, acolhendo o que o Mestre diz, por isso a pesca é abundante.
Lembrou-nos que o Senhor nos convida para “avançar em águas mais profundas” ”(Lc 5,4) e depois diz: “Não tenhais medo” (Lc 5,10). Neste mundo, que não reforça a profundidade, a Igreja pede de nós profundidade e confiança, isto é, não podemos ter medo, devemos estar sempre abertos à graça do Senhor. E concluiu com uma oração, suplicando: “Que este Deus-Amor nos ajude a evitar o medo e a seguir para águas mais profundas em atenção à Tua Palavra.”

Encerramos a Celebração com a Oração de Santo Inácio e nós, Equipe do CIES, ficamos agradecidas por esta generosa expressão de fraternidade e rogamos as bençãos do Senhor da Messe para cada um de vocês, sacerdotes jesuítas a caminho da Terceira Provação. (Marize Pitta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário