quarta-feira, 27 de julho de 2011

Rezando a partir do Curso Autenticidade da Espiritualidade Cristã

O Pe. Carlos Rafael Cabarrús deixou-nos várias pistas para exercitar o processo de ação →reflexão → ação renovada, fundamentando-nos na oração. A seguir, apresentamos uma proposta.

1.    Descobrir o poço de “água viva” que está dentro do meu coração. O manancial é que permite conhecer quem eu sou, me dá força e me faz viver. Que caminho(s) utilizo para encontrar e experienciar este manancial? (Jo 7, 37-39; Jo 4, 5 – 15)

2.    Cada um de nós é único. O corpo é uma estrutura, a célula é outro tipo de estrutura, todas as coisas têm uma estrutura e nada é isolado, tudo depende do outro, toda a estrutura exige conexão: (1Cor 12, 12-31; Rm 12,4-8; 1 Cor 10,17)

3.    Para estar sadio, é preciso tratar os três (3) grandes venenos que temos no coração: a raiva, a dor e a culpa doentia.  A voz do manancial é a Consciência formada por valores, pois eu tenho a capacidade de fazer o bem ou fazer o mal.  (Mc 4, 1-20meu coração precisa ser bom: Jo 5, 1-11 -  Jesus chama: At 3,11; 1 Cor 10,4)

4.    Tudo é reflexo da intensidade de nossas atitudes, dos nossos objetivos e do modo como nos relacionamos com as coisas, o meio ambiente, com Deus e com o próximo. (Rm 12, 14-21; Somos frutos das nossas escolhas: Mc 4, 1-20; Jesus caminha conosco e nos ensina: Lc 24, 13-35)

5.    O que é valor? Não é qualquer coisa que gosto que tem valor. A necessidade de amar e ser amado, a experiencia amorosa é uma grande escola de valores. Por quê? Por causa da fidelidade, da dignidade da pessoa e da natureza, da tolerância, da justiça, da solidariedade. Algo só é valor se eu estou disponível a arriscar ou se eu estou disponível a renunciar algo pela CAUSA de Jesus.  (1 Cor 13, 1-9 Hino à caridade; Mc 8,1-10 – Solidariedade)

6.    Que coisas são possíveis obter através do nosso trabalho em grupo e que nos ajudam na construção do Reino? (Lc 4, 38-44: a Causa de Jesus, um grande Projeto; Mt 9, 18-26: devo estar preparado(a) para a Missão; Mc 2, 13-17: Jesus chama: Segue-me!

7.    Para viver a Espiritualidade Cristã é preciso voltar às fontes: os discípulos, os apóstolos, começaram com pequenos grupos, seguindo Jesus. Nos dias atuais, este modo de agir recebe a denominação de REDES SOCIAIS. Em que rede social eu estou inserido/a? Refletir sobre a capacidade que tenho e as qualidades que preciso desenvolver para ser um bom líder. (Lc 1, 26-38o chamado individual; Lc 9, 57- 62: a Fé exige comprometimento; Mt 10, 26-33: coragem para ser discípulo; Mt 8, 18 -22: seguir Jesus significa DOAR-SE.

Cesarina Marques

Um comentário:

  1. Olá, pessoal
    De fato a raiva... a culpa doentia... são um desastre para o nosso crescimento espiritual... por outro lado... só a Graça para nos livrar de tais sombras pendentes em cada um de nós...
    Abraços fraternais de paz

    ResponderExcluir