terça-feira, 1 de novembro de 2011

Encontro com Jesus...

O Retiro com o Pe. Luís Renato SJ, realizado de 03 a 10 de outubro na Casa de Retiro São José, em Mar Grande, foi excelente e muito proveitoso para os 32 participantes que se exercitaram no silêncio e na oração. Os EE Inacianos foram dados tendo como enfoque os ENCONTROS DE JESUS no "Documento de Aparecida"-CELAM, que mostram Jesus presente na Fé, na Palavra de Deus, na vida da comunidade, nos martírios de ontem e de hoje, e nos pobres.

Refletimos sobre a nossa proximidade ou distância com os pobres, mesmo que não trabalhemos diretamente com eles. E o Pe. Renato foi muito cuidadoso na preparação das guias, dos cânticos, da projeção de filmes e exigente, com ternura, em relação ao silêncio. Todos os participantes se encontraram, diariamente, com os respectivos acompanhantes, o que foi muito bom.
Olhando para a criança de Belém, Pe. Renato citou o poeta português Fernando Pessoa:
Ele mora comigo na minha casa a  meio do outeiro.
Ele é a eterna criança, o deus que faltava.
Ele é o humano que é natural.
Ele é o divino que sorri e que brinca.
E por isso é que eu sei com toda certeza
Que ele é Menino Jesus verdadeiro.
É a criança tão humana que é divina.

A respeito da Eucaristia, foi dito: “Como se Ele ficasse transparente e a gente passasse a ver o mundo inteiro através d’Ele; sem transparência, não há Eucaristia.” E sobre a Ressurreição: “A Ressurreição não pode ser objeto de análise histórica (como a vida e a morte de Jesus), pois é um acontecimento real, meta-histórico, ultrapassa o tempo e o espaço. A Ressurreição é um fato que escapa à história. A Ressurreição não se prova, se vive. Trata-se de uma experiência de fé”. (Conceição Rocha)



Nenhum comentário:

Postar um comentário