segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Em Preparação ao Natal...

     Como preparação para o Natal 2011, o jesuíta Ir. Epifânio trouxe-nos uma proposta original e criativa: em oração, meditar e contemplar os textos Ap 12,1-17 e Lc 1,26-38; 2,1-7, relacionando-os com a nossa vida hoje. Vejamos como isso aconteceu:
     Iniciamos cantando o mantra "Deus é amor, arrisquemos viver por amor; Deus é amor, Ele afasta o medo..." E Ir. Epifânio ressaltou que é oportuno contemplar o Natal com este canto, porque a expressão bastante comum entre as pessoas não é viver por amor, mas morrer de amor. Contudo, viver por amor é mais difícil, é um risco, e, com a realidade que temos hoje, é importante cantar viver por amor e lembrar Jesus Cristo que viveu por amor, morreu por amor na cruz e ressuscitou por amor a nós.
     Lembrou que estaremos exercitando a oração inaciana de meditação e de contemplação, com base na Palavra de Deus e relacionando com a nossa vida. Convidou a observar, também, a ambientação, porque traz símbolos e o símbolo não se explica, é bom deixar-nos afetar por ele. Havia, sobre a mesa: um Presépio feito de pão, remetendo à Casinha de Belém, as quatro velas do Advento, abaixo, gravuras que mostravam cenas do mundo hoje e doze velas.
      No primeiro momento, tomamos Ap 12,1-9, e Ir. Epifânio alertou-nos que o texto é denso, mas até no deserto há vida, por isso vamos procurar a vida no texto apocalíptico, destacando para os seguintes pontos:
• O primeiro e grandioso sinal- “... apareceu uma Mulher, vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas: estava grávida...”

• Mas não é o único sinal, porque, no mundo, nem tudo é bom, há dois apelos: vida e morte. Há um caminho com luz, mas há também um outro caminho, representado pelo dragão (Ap 12,3). Santo Inácio fala em Duas Bandeiras (EE 136-147), e Deus vai nos dizer: escolhe, pois a vida!(Dt 30,19).

• O mal parece ser mais forte que o bem: é o dragão, mas ele se detém diante da Mulher; o grande mal para em frente à Mulher, não dá para enfrentar esta Mulher.

• A Mulher está prestes a dar à luz e o dragão se detém porque seu objetivo é devorar o Filho que vai nascer. É o duelo do mal e do bem, é o confronto, aluta espiritual.

• Quando o Menino nasce, nasce a alegria; entretanto, a gestação e a dor do parto existiram.

• “Houve então uma batalha no céu” (Ap12, 7). Observar a presença do anjo, que luta por nós, indicando que não estamos sozinhos.

• Como lembra Santo Inácio, é importante contemplar o mundo hoje: ver as pessoas como estão, o que fazem, o que dizem...
     Hoje, estamos rezando um pouco diferente, nosso desejo é aumentar e transformar o Natal: o momento real, concreto, para conseguirmos melhorar o mundo, a começar por nós mesmos. Por isso este primeiro texto nos chama atenção para o mal, o mal que está no mundo, como vamos melhorar?
• Olhar tudo isso para transformar depois. O menino nasce onde? Como? Para quê?
• O Menino estava dentro de uma Mulher que é vida e o dragão não pode enfrentar... O menino estava no ventre de uma mulher cheia de luz, depois de nascer vai para junto de Deus, por isso o mal perde mais uma vez. O mal só perde... Hoje, no mundo, parece que o mal prevalece.
• A Mulher é resguardada, é retirada para o deserto e nenhum mal a atinge. Os anjos “tiveram” de combater o dragão, porque era urgente e não havia lugar no Céu para ele, pois, onde tudo é bom, não há lugar para quem não é bom. Tem lugar no Céu para todos, mas vai depender das nossas escolhas.
     Este primeiro texto envolve o pecado, o mal; o mal está no mundo, mesmo sendo Natal e a construção do Reino nos inclui, por isso trazemos, também, o texto de Lc 1,26-38, que é propício para a contemplação. Só quem passa pelo Nascimento pode enfrentar o Apocalipse “não tenhas medo, Maria!”
     O primeiro texto é para a meditação, por isso emergem perguntas: o que significa o dragão hoje? A desolação? Mas tem, também, a Mulher e o Menino, o deserto, a proteção de Deus e dos Anjos... O que significa esta luta hoje? Remete-nos para o EE “Duas Bandeiras”.
     O mal está no mundo e a negação ao Amor de Deus nos remete ao livro do Gênesis quando Adão e Eva são tentados pela serpente, o mal se desfaça de bem (Gn 3) e a vida do homem é afetada. Enquanto o bem não for para todos, o Reino de Deus não está pronto. Mas a vitória será do Bem e o Messias virá para nos salvar.
     No segundo momento, refletimos: Por que o mal veio pra gente? Porque a corda arrebenta do lado mais fraco... O mal tentou atacar a Mulher, mas Deus a levou para o deserto... tentou atacar o Menino, mas “foi arrebatado par ajunto de Deus e de seu trono”. Deus afasta o medo. Não é que o medo não vai mais existir, mas Deus vai afastando de nós. Ele mesmo afasta o mal, o temor.
     Dando sequencia, tomamos para a meditação Ap 12,10-17, porque não é uma história de terror, é a História da Salvação, porque o Menino nasce.
• O mal foi precipitado para a terra, não está mais tentando Deus. Mas, “agora chegou a salvação”. João Batista prega, dizendo: “Arrependei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 3,1-2). Agora é a hora... “Preparai o caminho do Senhor” (Mt3,3)
• O mal não está mais no Céu, ao lado de Deus. O que isso me diz? Eu estou, sempre, diante de Deus?
• Deus vê tudo: as maravilhas e as desolações, Ele está sempre conosco! Deus leva a Mulher, leva o Menino e fará o mesmo por nós. Nós venceremos o mal: 1) pelo sangue do Cordeiro; 2) pelo testemunho eloquente.
     A proposta da salvação nos é dada. Façamos a experiência de colocar o Menino no colo. O que eu vou trazer no colo: o bem ou o mal? O Apocalipse fala da vida, fala da morte: morte do pecado, morte da violência, morte do mal no mundo. Pensar que é a morte do pecado, da dificuldade; é tempo do “alegrai-vos”, porque nasce a vida para vencer a morte.
• O mal volta a atacar a Mulher e o Demônio sabe “que lhe resta pouco tempo”; nós podemos acelerar esse tempo com nossas boas ações. Deus dá a possibilidade de ir e chegar lá “recebeu as duas asas da grande águia” e nós temos que bater as asas para voar
• O Demônio não pode fazer nada, porque oque Deus faz pela Mulher e pelo Menino vai fazer por nós também: fazer-nos ficar fora do alcance do mal
• O Dragão vomita “rio de água”, isto é algo diferente do que esperamos e para que estávamos preparados, por isso requer cuidado, porque o mal nos surpreende com suas estratégias, vem de várias formas. Santo Inácio fala que “o Mau Espírito se reveste de anjo de luz”
     Nós, junto com Deus, temos a capacidade de vencer o mal. O mal não atingiu a Mulher, vai tentar Jesus no deserto e vem nos atacar. E nós temos que bater as asas para voar. Deus nos dá possibilidades, capacidade e opção. O mal acaba quando a gente enfrenta: “aqueles que passaram pelo sangue do Cordeiro e dão testemunho”.
     Para a contemplação, usemos o texto de Lc 2,1-7, destacando os seguintes pontos:
• O Menino nasce numa gauta, numa estrebaria, ninguém O aceita, não tem lugar para Ele; depois, de pastores a reis, todos foram a Ele.
• Depois que o Menino nasceu, logo tem fugir, porque O queriam matar.
• Como a gente se prepara para o Nascimento do Salvador? Em que contexto ele nasce nos nossos lares?
• Trazer todos esses pontos para nossa vida, nossa história.

Encerramos esta manhã de oração com a Celebração Eucarística, presidida por Pe. Geraldo Coelho, SJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário