terça-feira, 9 de julho de 2013

MAG+S em Salvador: 12 a 15 de julho

O MAG+S, um encontro da Companhia de Jesus com  jovens inacianos do mundo inteiro, motiva os jovens a estar em profunda e sincera sintonia com o espírito do magis inaciano, expressão de uma sede inesgotável, um impulso vital, que nos leva a desejar e a realizar grandes coisas em favor do Reino.
Em 2013, o MAG+S terá lugar no Brasil, com o lema “Esperam por nós ‘nações’”,  convocando-nos à mobilidade, à proximidade, à compaixão, ao profetismo, à comunhão de destino com o próprio Cristo, na doação completa da vida, para que a humanidade viva.
Inspirado no texto da Congregação Geral 35 (Dec 2,22), o lema motiva-nos a ir às fronteiras, com a consciência de que “a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus” (Rm 8,19), pois é nossa missão constantemente re-criar o mundo, fazendo aparecer nele a justiça e a paz.


O lema do MAG+S Brasil é também uma resposta que a juventude inaciana dá à Igreja, quando ela nos interpela, através do lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com o chamado de Cristo: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), nas tantas nações que esperam por nós, por nosso testemunho, pelo Evangelho da esperança. Aqui não nos referimos às nações geográficas, marcadas por fronteiras, como as que conhecemos. Para além das fronteiras geográficas, sustentamos que há outras nações, comunidades de pobres, oprimidos, deslocados, solitários, com as quais queremos compartilhar nossa vida e que clamam por um pouco de esperança, de luz e de sentido, num mundo que anuncia a diluição das fronteiras geográficas e, ao mesmo tempo, ergue muros de exclusão, incompreensão, isolamento.
O MAGIS tem sido um convite a peregrinar, desde a sua criação em 1997. E, no Brasil, não será diferente. Será um apelo a peregrinar às nações, deixando-se questionar pela realidade e pelo Senhor, do mesmo modo que o fez o peregrino Inácio. Peregrinar a partir de si, para o encontro com o próximo. Peregrinar tendo o Cristo como guia, a humanidade como destinatária de amor e o mundo como lugar do seguimento, lugar amado pelo Deus que se encarna e onde se realiza a experiência de ser cristão.
Imbuído desse espírito de peregrinos, o MAG+S 2013 propõe um caminho. Como sabemos, a quantidade de jovens que participará, no Brasil, nos dias de encontro, é pouca,comparada às centenas de milhares de jovens inacianos no mundo. Mas o caminho que o MAG+S Brasil propõe é para todos porque, antes de tudo, ele quer nos colocar em sintonia com o magis inaciano, o qual todos somos chamados a viver, como projeto para a vida.
Para isso, idealizamos um caminho simbólico, bíblico e espiritual para os jovens e seus grupos. No caminho do MAG+S, vamos “visitar/viver” alguns lugares bíblicos. Lugares percorridos por Jesus e que são cheios de sentido para nós, como caminho de crescimento humano e espiritual. Propomos seguir os caminhos de Jesus e, neles, seguir Jesus.
O caminho rumo ao magis e rumo ao MAG+S é composto de diferentes momentos e atividades. Veja, abaixo, os eixos temáticos, a inspiração e o lugar que motivam cada momento preparado para o MAG+S.
Este itinerário que é proposto nos vai inspirando, conforme a vivência de Jesus, nos diferentes tempos de sua vida, levando-nos igualmente a tantos lugares e situações. Começaremos por Nazaré, lugar da preparação, do crescimento, do discernimento e da saída; chegaremos a Betânia, espaço para reconhecer-se comunidade, lugar da amizade e da alegria do encontro; faremos um grande percurso por diferentes povoados rumo a Jerusalém, percurso marcado por muitos encontros que nos revelam muito do Projeto de Deus; subiremos a Jerusalém, lugar de confirmação e de resposta radical, e finalizaremos na Galileia, lugar dos desafios da vivência do cotidiano, do anúncio e do testemunho diário.


(fonte: http://www.magis2013.com/jst/pessoa/temp/anexo/107/3388/3403.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário