domingo, 21 de julho de 2013

Deixando ressoar o MAG+S...

Nos dias 12 a 15 de julho, algumas pessoas do CIES participaram de atividades no MAG+S e expressaram, aqui, o seu sentimento. Iniciemos, escutando Cesarina:
"Ser Voluntária MAG+S” foi uma linda e agradável experiência que realizei com carinho e alegria.  O SENTIR E SABOREAR não podem ser explicados, mas três palavras definem os jovens presentes nos três dias do MAG+S 2013 realizado em Salvador: Energia, Alegria e Esperança, era "UMA SÓ ALMA, UMA SÓ VOZ".  Em meu coração ainda ressoam as palavras pronunciadas pelo Superior Geral, Pe. Adolfo Nicolás sj, na Celebração Eucarística de domingo, dia 15 de julho, ressaltando a importância de "Ver longe, ver além e ter um coração grande como o coração das girafas". Esta atitude deve guiar, não só a juventude, mas todos os que o ouviram e que vivem a espiritualidade Inaciana.

Diante de um mundo cheio de conflitos e desencontros, tenho esperança e acredito num mundo melhor, principalmente quando vejo jovens de mais de 53 países se deixar seduzir , dizer sim ao Chamado de Cristo e viver, intensamente, a proposta de sair de si e ir ao encontro do OUTRO, isto é, buscar ser instrumento do amor de Deus, dando testemunho com a própria vida, ou seja, SER MAIS, SER MAG+S através da Entrega, do compromisso, do perdão, do amor-serviço como tão bem expressa uma das frases do Hino MAGIS 2013.  
No momento em que jovens do mundo inteiro se dirigem para o Rio de Janeiro, para a JMJ 2013, espero que as experiências vividas nestes dias sirvam para alimentar os seus corações de Fé,  Amor e Esperança para serem "fogo que acende outros fogos", comprometendo-se com a realização do Projeto de Deus. (Cesarina)

Quem participou da "Missa de Envio", também relatou as “muitas emoções”, em poucas e significativas palavras:
ESPERANÇA: num momento tão difícil do mundo e do Brasil, estas últimas manifestações dos jovens fizeram aflorar, em mim, uma enooorrrrme ESPERANÇA.
Domingo, na "Missa de Envio" do MAG+S 2013, meu coração batia, fazendo ressoar a  esperança, a alegria, a energia. Fiquei impressionadíssima com a fé, com a piedade dos jovens do MAG+S 2013. O Pe Geral, na sua homilia, em três diferentes  idiomas, falou uma coisa que bateu muito forte no meu coração: os mais velhos complicam mais as coisas, dificultam, cobram, enquanto os jovens simplificam, o que importa é o amor, o coração. (Christina)

A celebração da Eucaristia ontem [Domingo, dia 15] foi uma benção. O Pe. Adolfo usou a metáfora da girafa:  coração grande e olhar descentrado de si. Nos tocou muito o seu pedido para que tivéssemos olhos e coração abertos às necessidades dos  outros . Em vários momentos nos falou do agir com amor.
Tudo foi preparado com muito cuidado e simplicidade. A alegria e o despojamento dos jovens nos falam de uma nova forma de SER IGREJA. (Fátima)
Os/as inacianos/as menos jovens, baianos e baianas, que não vão ao Rio participar da Jornada Mundial da Juventude viveram, durante uma semana,  momentos de grande entusiasmo e alegria.
Foi-nos dado acolher em Salvador um grupo de cerca de 2000 pessoas, jovens leigos de cinquenta e três países dos quatro cantos da terra, para um encontro proporcionado e convocado pela Companhia de Jesus em preparação para o grande acontecimento da semana seguinte. Foram chegando, nos dias que precederam o final de semana de 13 e 14, para conhecer um pouco mais a nossa terra e o nosso povo.
O MAG+S foi “um acontecimento”, super-organizado e, pensado pelos jesuítas, começou na sexta à noite, mas para nós, leigos  e colaboradores,  tudo começou a acontecer nos dias anteriores. Tivemos que nos organizar para hospedar e alimentar um número bem maior do que esperávamos e foi uma alegria nos misturarmos em uma festa que nos rejuvenesceu e energizou.

Depois, continuamos a nos alegrar, hospedando alguns jovens jesuítas, que acompanhariam os grupos que partiriam em experiências diversas pelos quatro cantos do Brasil e se reunirão, no Rio de Janeiro, para partilharem o que viveram nestas semanas de preparação à JMJ. (Lêda). 
Veja mais MAG+S em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário