segunda-feira, 1 de julho de 2013

Manhã de Espiritualidade no CIES

Para trabalhar o tema “A Identidade de Jesus”, na Manhã de Espiritualidade do mês de junho, o Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, propôs articular com o Evangelho deste domingo (30/06), Mt 16, 13-19, e iniciou com o seguinte questionamento: “Como se dá o processo de identidade no ser humano”? “Qual é a primeira coisa que nos identifica?”
E prosseguiu, interagindo com os participantes, levando-nos a concluir que há uma dialética no processo de construção da identidade, pois temos uma identidade que recebemos como dom, oferta, presente, e outra, que é a identidade adquirida na relação com as pessoas, com a cultura, com a fé etc.


Assim, a princípio, temos  a identidade inicial, o nosso NOME, que é dado por outras pessoas, é algo que recebemos; temos a filiação, algo que também é externo, é herdado; o DNA, nosso código genético, herança dos nossos ancestrais. E temos a nossa digital, com a qual nos afirmamos no mundo e não existe outra igual; temos a fisionomia, a face, o rosto, o corpo, a sexualidade, que são próprios de cada pessoa; temos a fé e as nossas escolhas que também nos identificam.
Concluímos, então, que somos todos iguais, porque seres humanos, mas somos todos diferentes, porque cada um vai se fazendo diferente ao longo da vida. O processo de desenvolvimento da identidade é social. Experimentamos a identidade e a identificação. Temos uma identidade física, psíquica e espiritual (transcendente).
Lembrou-nos Pe. Eliomar que “é neste sentido que precisamos compreender a pergunta de Jesus, no Evangelho de hoje: Quem sou eu para vocês? O que estão dizendo de mim? É uma pergunta em três dimensões, e a segunda pergunta tem a ver com a fé, porque, ao viver a nossa fé, estamos respondendo à pergunta de Jesus.”. E provocou o grupo, visando à atualização do questionamento: “Em que Jesus eu acredito? O que sobra da identidade de Jesus na Igreja hoje? Que imagem de Jesus nós passamos em nossas pastorais, em nossos grupos? Infelizmente, não é a mesma”.
Ao ressaltar que a dimensão religiosa, no ser humano, é anterior à opção religiosa, retomou São Paulo, quando afirma que, entre a fé, a esperança e a caridade, a mais importante é a caridade, porque vem de Deus, que é a fonte do AMOR. E Jesus é aquele que veio fazer a vontade do Pai, por isso a identidade de Jesus mexe com a minha identidade. O caminho da santidade não é de ser bonzinho, é caminho de integração, daí a importância de admitir, acolher e integrar. Quando me integro, acontece uma iluminação que amplifica esta integração.
E insistiu: Em Quem eu acredito? Porque Jesus não está preocupado em condenar, Ele olha para a frente, vê aquilo que  a pessoa poderá fazer. O que vai nos salvar é a HUMANIZAÇÃO, é quanto mais humanos nos tornamos, fazendo aquilo que Deus espera de nós. O grupo ajuda no processo de integração/humanização; a fé é afirmada no nível pessoal e celebrada no coletivo, porque Deus quer salvar a todos. A celebração é o encontro com o Senhor e com a comunidade, por isso é importante o silêncio, não, apenas, o silêncio exterior, que ajuda, mas o silêncio interior, que reflete a integração. A experiência cristã é constituída de encontros que me aproximam de Jesus e me identificam com Ele.

Com este conjunto de reflexões e provocações, Pe. Eliomar enviou-nos para a Oração Pessoal, utilizando o texto de Mt 16, 13-19, lembrando: 1) o povo de Israel acreditava que os grandes profetas voltariam, por isso a referência a Elias, João Batista, Jeremias; 2) quando Pedro declara a identidade de Jesus, Jesus dá a missão, por isso, a minha escolha, ao definir Jesus, confirma a minha missão, ou seja, ao definir a identidade de Jesus eu sou confirmado/a em minha vocação; 3) quem é Jesus para mim?
Concluímos esta Manhã de Espiritualidade com a Celebração Eucarística, quando celebramos os apóstolos São Pedro e São Paulo, momento em que aconteceu, também, a partilha da Oração. (Marize Pitta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário