terça-feira, 30 de julho de 2013

Vamos Participar?

Na época contemporânea, observa-se uma crescente demanda por momentos de silêncio e interiorização, que facilitem a identificação das próprias forças interiores, a fim de criar o espaço para o acolhimento, a solidariedade e a escuta da palavra de Deus. Isto significa estar e agir neste mundo de forma mais humana, humanizando-o a partir da própria experiência de Deus, que se reflete nas relações estabelecidas consigo mesmo, com as outras pessoas e com os demais seres.
Nesse contexto, emerge a necessidade de escutar e ser escutado, de forma personalizada ou em grupo, possibilitando uma experiência onde o revelar-se possa transcorrer sem máscaras, não implique julgamento e esteja pautado na amorosidade, na compaixão e na misericórdia. Como afirma Piet Van Breemen, SJ, escutar é tarefa das mais difíceis porque:

Quando falo ou olho, eu estou no centro, e isso me agrada. Mas quando escuto, o outro se torna o centro, e isso exige de mim muito mais. Escutar significa: pegar o meu centro de gravidade e transferi-lo no outro durante algum tempo. Aguentar isso durante algum tempo exige de mim um grande esforço. Pois isso significa que me esvazio de mim mesmo para ficar repleto do outro.
Esta Oficina apresenta questionamentos e propõe atividades que visam ampliar a reflexão sobre a temática, tendo como base e fundamento a intimidade com a Palavra de Deus, revelada no Filho, que experimentamos sob a ação do Espírito Santo. Inclui exposição participada e construção coletiva de conhecimentos, permitindo a cada participante exercitar os dois papéis: escutar e ser escutado, em atividades que incluem a oração pessoal, a partilha, o estudo de pequenos textos e a reflexão sobre atitudes e procedimentos que mais ajudam a vivenciar a escuta orante.

Dias: 24 de agosto, de 08 às 17 horas
          25 de agosto, de 08 às 12 horas
Local: CIES Nossa Senhora da Estrada - Ladeira da Barra
Telefone: 3336-8483 E-mail: ciessalvador@yahoo.com.br
Taxa de Inscrição: R$ 30,00 (inclui: o almoço, os lanches e o material)



Nenhum comentário:

Postar um comentário